A Água Invisível 26 de Maio de 2015

O valor das coisas que você compra pode ser muito maior do que você acha que está pagando. Naturalmente, nos ignoramos os custos que estão escondidos além da lei da oferta e da procura.

A Calça Jeans

Até você aposentar de vez sua calça jeans, você já terá usado cerca de 5460 litros de água, isso considerando que ela seja lavada uma vez por semana. Essa quantia é equivalente a 83 banhos de 7 minutos cada um. Terá emitido cerca de 32,5 kg de CO2, o equivalente ao carbono sequestrado por seis árvores por ano.

E mais: A calça jeans que você compra está encharcada com 11 mil litros de água!

Esse é o consumo que não conseguimos ver. 11 mil litros é a quantidade de líquido que é utilizada no processo de produção de um par de jeans. Daria para encher um caminhão pipa. Enquanto essa quantidade de água é gasta para alguns fins, de outro lado um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. Quatro mil crianças morrem todos os dias por doenças provocadas por água contaminada e muitas guerras provocadas pela água já estão sendo travadas.

1,5 bilhão de jeans confeccionados anualmente consumiria 5,2 trilhões de litros de água, nada menos do que o equivalente a 11 horas ininterruptas da vazão média do Rio Amazonas no mar, de acordo com a Agência Nacional de Águas.

Indo além dos gastos com água, sua calça jeans leva cerca de 400,2 megajoules de energia elétrica (na lavagem e na hora de passar), o suficiente para assistir a uma televisão de plasma por 318 horas direto.

O algodão

Um dos maiores vilões relacionados ao gasto de água com as calças jeans é o algodão. O cultivo de algodão utiliza água de modo intensivo, assim como fertilizantes. Quase 15% da água utilizada em produtos com algodão vêm do total usado para diluir a água servida saturada de fertilizantes, assim como a água que é usada para transformar o algodão em tecido. O denim feito majoritariamente de algodão recebe 25% dos agrotóxicos consumidos no mundo.

Não, seu jeans desbotado não é amigo do meio ambiente.

Fonte: Revista ecológica

CTA_facebook

COMENTÁRIOS

Resultado da busca