As vantagens de terceirizar o tratamento de águas e efluentes da sua empresa.

Tratamento Água Tratamento de Efluentes

31 de Maio de 2016

O que é terceirização?

A terceirização é uma prática comum em empresas de grande e médio porte e uma tendência em empresas pequenas que consiste em transferir, para parceiros, as atividades que não fazem parte do negócio principal. Considerado um processo de gestão, a terceirização é uma prática essencial num mercado que foca cada vez mais seus esforços em ações direcionadas a conhecer melhor seus clientes e suas necessidades, deixando algumas atividades secundárias a cargo de empresas especializadas.

Por que terceirizar a gestão dos recursos hídricos?

Ao delegar esse serviço a terceiros especializados em gestão de estações de tratamento de águas e efluentes, as empresas podem focar seus esforços em suas atividades a fim de obter redução nos custos operacionais, fator primordial em momentos nos quais as indústrias visam minimizar perdas.

 

Principais vantagens da terceirização do tratamento de águas e efluentes: 

  1. Melhora na qualidade dos serviços prestados, em virtude de profissionais mais bem treinados e capacitados;
  2. Flexibilidade – permite ajustar de forma mais eficiente o fornecimento/tratamento de água conforme a demanda;
  3. Permite à empresa ter uma gestão simplificada, uma vez que não precisará ter controle de pagamentos, tributos e obrigações que incidem sobre a contratação direta de funcionários terceirizados;
  4. Redução dos custos trabalhistas e ao mesmo tempo preservar a mão de obra nas áreas produtivas da empresa;
  5. Know-how para determinar as melhores e mais efetivas rotas de tratamento.

Algumas empresas do segmento, como a Nova Opersan, oferecem ainda a solução completa para a gestão dos efluentes, que vai da elaboração e construção de estações até a operação dos sistemas de tratamento próprios ou dentro das empresas.

Muitas empresas, entretanto, optam por terceirizar a gestão dos efluentes enviando para tratamento em empresas parceiras, o que chamamos de Tratamento de Efluentes OffSite, sobretudo quando:

  1. Não há interesse em investir em estações de tratamento dentro da própria empresa;
  2. O volume de geração de efluentes e sua complexidade tornam a construção de estações dedicadas inviáveis;
  3. Dificuldade ou impossibilidade de espaço físico para construções de estações dedicadas;
  4. Falta de controle sobre a qualidade da prestação dos serviços prestados e gestão de documentações ambientais;
  5. Existe dificuldade para adequação às exigências para destinação correta final dos resíduos tratados.

A Nova Opersan também disponibiliza outras soluções no ciclo da água, como por exemplo a solução conhecida como BOT (Build, Operate and Transfer), essa solução permite que a empresa contratante não disponibilize capital inicial para a construção do projeto, contribuindo para a redução dos custos iniciais de operação. Os pagamentos nesse modelo de negócio ocorrem somente após o início das atividades e são baseados numa tarifa mensal conforme volume acordado. Ao término do contrato a estação se torna propriedade do cliente, que pode manter o serviço de operação e manutenção da estação com a empresa terceirizada.

Embora a terceirização seja uma opção bastante atrativa para a minimização de perdas principalmente em períodos de crise, é importante que se faça uma escolha adequada dos parceiros.  Existem inúmeros riscos de se contratar uma empresa terceira não qualificada, que podem envolver autuações trabalhistas, multas e, nos casos de tratamento e descarte irregular de resíduos, a empresa geradora se torna corresponsável pelo passivo ambiental, podendo responder por crimes ambientais com medidas judiciais. Por isso, é importante se atentar a alguns fatores importantes:

  1. Se a terceirizada cumpre com todas as obrigações trabalhistas;
  2. Possui as devidas licenças de operação;
  3. Conta com boa saúde financeira;
  4. É reconhecida no mercado e possui rígidos valores éticos e sociais;
  5. Certifica os clientes de que seus resíduos foram tratados e destinados de maneira correta;
  6. Buscar referências da empresa no mercado ou junto aos órgãos ambientais.

A Nova Opersan é especializada em soluções integradas e eficientes para seus clientes, que vão desde a elaboração de projetos, construção e operação de sistemas de tratamento de águas até as operações com efluentes.

Entre em contato conosco

CTA_facebook

COMENTÁRIOS

Resultado da busca