As vantagens do Filtro de Barro

post_filtro_de_barro

Em sua opinião, qual o melhor filtro de água para ter em casa?

Nada de purificadores, filtro em torneira e muito menos galões de água mineral. O melhor mesmo para limpar as impurezas da água é o bom e velho filtro de barro. Uma pesquisa mostrou que os filtros à vela, que nada mais são que as câmaras de filtragem de cerâmica, são muito mais eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita que causa doenças no sistema digestório.

O sistema utilizado há anos por vários brasileiros para filtrar água é considerado um dos mais eficientes do mundo!

Mas afinal, qual a diferença?

Os filtros de barro trabalham basicamente com um filtro interno feito de cerâmica,  esse filtro é comumente chamado de vela, e muitas vezes essa “vela” é preenchida de carvão ativado.

Parte-interna-do-filtro-de-barro.

A filtragem da água acontece por conta da porosidade da cerâmica. Por ser microperfurada a água passa por dentro da cerâmica e sai sem impurezas do outro lado, já que as partículas sólidas ficam retidas na vela. Porém, a cerâmica irá filtrar apenas as partículas sólidas, mas não os gases, e nem o excesso de cloro usado para o tratamento da água que chega até a torneira. Essa é a função do carvão ativado, deixar a água limpa, sem cheiro e sem gosto algum.

Já os purificadores comuns funcionam de maneira diferente.  No filtro de barro, quem faz a água passar pelas velas cerâmicas é a gravidade, nos purificadores quem faz essa função é a própria pressão da água. Ou seja, entra mais água do que realmente cabe no purificador, o que força a água a passar pelos micro furos com mais agilidade.

A superioridade do filtro de barro

Devido a água passar naturalmente pela cerâmica, a capacidade das impurezas ficarem retidas no filtro de barro é muito maior. Esse sistema acaba sendo mais demorado, e a pressão que é exercida pelo fluxo da água é maior, ou seja, o filtro consegue reter os microrganismos e sedimentos.

Além de tudo, o filtro de barro leva a vantagem de não precisar de energia para funcionar, e ter a manutenção mais simples.

Fonte: Ambiental Sustentável

CTA_facebook

Tags: água, filtro de água, filtro a vela