Acreditação em norma ISO 17025 mostra mais do que competência técnica

Tratamento OffSite

13 de Março de 2012

Aqui na Opersan acreditamos que para oferecer serviços de tratamento de efluentes industriais de alta qualidade e confiáveis, é fundamental ter um laboratório equipado, corpo técnico forte e procedimentos muito bem estabelecidos.

A Opersan é a única empresa do ramo de tratamento de efluentes que possui a Acreditação na NBR ISO/IEC 17025 Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio. Essa acreditação significa a garantia da qualidade dos ensaios realizados, pois estabelece requisitos gerenciais e técnicos que evidenciam que o laboratório fornece resultados de ensaios tecnicamente confiáveis.

Em outubro de 2011, recebemos a visita de auditores do INMETRO para reavaliação do sistema. Como resultado, obtivemos a recomendação da acreditação por mais dois anos e a extensão de nosso escopo de trabalho, incluindo mais dois parâmetros - fenol e fluoreto. Esse resultado demonstra o comprometimento da nossa empresa com atendimento ao nível máximo de excelência na qualidade dos serviços ambientais que oferecemos.

O que é a ISO 17025?

A ISO 17025 estabelece critérios para laboratórios que desejam demonstrar sua competência técnica, que possuem um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.

Além disso, estabelece um padrão internacional e único que atesta a competência dos laboratórios na realização de ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Com isso os resultados de ensaios podem ser aceitos em outros países, já que o INMETRO tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).

A ISO 17025 também facilita a interpretação e a aplicação dos requisitos, evitando opiniões divergentes e conflitantes. Por último, estabelece uma relação mais clara com as normas ISO 9001 e 9002. Lembrando que somente o atendimento a ISO 9001 não demonstra a competência do laboratório para produzir resultados tecnicamente válidos.

E para o cliente?

o que é ISO 17025

Laboratórios adequados

A norma providencia a adequação do laboratório. Com isso nosso ambiente de trabalho é organizado, temos formulários de registros, codificação das amostras, calibração/qualificação dos equipamentos, controle das condições ambientais e de segurança e controle dos reagentes e soluções.

Equipe treinada

Toda a equipe é devidamente treinada na norma ISO 17025 e nos procedimentos. As equipes de Gestão da Qualidade são treinadas em auditorias internas. Isso é feito para manter os funcionários qualificados e oferecer maior confiança aos clientes.

Metodologia validada

Nossos métodos de trabalho e de medições são validados sempre que necessário. É possível fazer essa verificação por meio de auditorias e do processo de melhoria contínua.

Quer mais?

A ISO 17025 proporciona a empresa diversos benefícios, que resultam em serviços mais confiáveis e melhor atendimento ao cliente. Abaixo, seguem mais vantagens:

  • Aumento da segurança;
  • Aprimoramento dos processos;
  • Melhoria na qualidade global;
  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Melhora na imagem da empresa no mercado;
  • Conquista de novos mercados;
  • Reconhecimento e aceitação internacional das atividades.

Nosso objetivo é o aperfeiçoamento contínuo das atividades do laboratório, sempre com o intuito de aumentar a qualidade do nosso sistema de tratamento de efluentes. Para o futuro, pretendemos aumentar o escopo incluindo mais metodologias analíticas.

 

 

Imagem: diversifiedlaboratories.com

COMENTÁRIOS

Resultado da busca