Importância da Utilização das Ferramentas da Qualidade

Análises Laboratoriais Análise de Água Laboratório de Análise

4 de Maio de 2012

Nós da Opersan acreditamos que para oferecer serviços ambientais de alta qualidade e confiáveis, é fundamental ter um excelente laboratório.

O Laboratório de Análise Opersan, credenciado pela NBR ISO/IEC 17025 desde 2007, tem como principal objetivo a qualidade de todos resultados que são emitidos. Para que a garantia da qualidade seja assegurada o prestador de serviço sério requer rigor quanto a:

  • Competência e comprometimento do pessoal técnico do laboratório;
  • Busca da melhoria contínua de todos os processos;
  • Atendimento de forma confiável e segura das necessidades dos seus clientes, visando atingir um nível máximo de excelência.
  • Uso das ferramentas da qualidade que auxiliam a monitorar todas as etapas de cada ensaio, tendo assim a rastreabilidade de todos os resultados.

As ferramentas da qualidade mais utilizadas no Laboratório Opersan são:

  • Participação em ensaios de proficiência (interlaboratoriais): Compara o desempenho do laboratório em análises específicas, com outros laboratórios do mesmo nível tecnológico. Em geral os interlaboratoriais são conduzidos por instituições renomadas como CEDAE, SENAI, ABES e Rede Metrológica RS visando a retidão do processo;

  • Diagrama de Ishikawa: Também conhecido como diagrama “espinha de peixe” ou “diagrama de causa e efeito”, tem a função de identificar várias causas possíveis para um efeito ou problema, neste caso, encontrar o que pode influenciar na incerteza de cada método.

  • Carta Controle de Processo: tem o objetivo de acompanhar cada método de análise através de um gráfico que aponta as tendências e variações fora do comum, possibilitando assim prever um problema antes que ele ocorra e já tomar as ações necessárias.

  • Duplicatas: consiste na confirmação de um resultado a partir da repetição da análise. Através dela validamos o método de ensaio e avaliamos a precisão dos resultados.

  • Brancos de Análise: Consiste na água e todos os reagentes que normalmente estarão em contato com a amostra durante o procedimento analítico. Sua finalidade é ter o controle sobre todas as amostras analisadas. Caso haja alguma contaminação em algum branco, é possível tomar decisões sobre o que deverá ser feito.

Em resumo o uso de todas as ferramentas da qualidade tem como objetivo, resultados mais confiáveis, monitoramento e rastreabilidade de todas as etapas analíticas  e obter maior confiabilidade da área técnico e comercial, atendendo assim a expectativa dos clientes e dos órgãos regulamentadores.

Links Relacionados

Rede Metrológica RS -
www.redemetrologica.com.br

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca