Nós da Opersan acreditamos que para oferecer serviços ambientais de alta qualidade e confiáveis, é fundamental ter um excelente laboratório.
O Laboratório de Análise Opersan, credenciado pela NBR ISO/IEC 17025 desde 2007, tem como principal objetivo a qualidade de todos resultados que são emitidos. Para que a garantia da qualidade seja assegurada o prestador de serviço sério requer rigor quanto a:
- Competência e comprometimento do pessoal técnico do laboratório;
- Busca da melhoria contínua de todos os processos;
- Atendimento de forma confiável e segura das necessidades dos seus clientes, visando atingir um nível máximo de excelência.
-
Uso das ferramentas da qualidade que auxiliam a monitorar todas as etapas de cada ensaio, tendo assim a rastreabilidade de todos os resultados.
As ferramentas da qualidade mais utilizadas no Laboratório Opersan são:
- Participação em ensaios de proficiência (interlaboratoriais): Compara o desempenho do laboratório em análises específicas, com outros laboratórios do mesmo nível tecnológico. Em geral os interlaboratoriais são conduzidos por instituições renomadas como CEDAE, SENAI, ABES e Rede Metrológica RS visando a retidão do processo;
- Diagrama de Ishikawa: Também conhecido como diagrama “espinha de peixe” ou “diagrama de causa e efeito”, tem a função de identificar várias causas possíveis para um efeito ou problema, neste caso, encontrar o que pode influenciar na incerteza de cada método.
- Carta Controle de Processo: tem o objetivo de acompanhar cada método de análise através de um gráfico que aponta as tendências e variações fora do comum, possibilitando assim prever um problema antes que ele ocorra e já tomar as ações necessárias.
- Duplicatas: consiste na confirmação de um resultado a partir da repetição da análise. Através dela validamos o método de ensaio e avaliamos a precisão dos resultados.
- Brancos de Análise: Consiste na água e todos os reagentes que normalmente estarão em contato com a amostra durante o procedimento analítico. Sua finalidade é ter o controle sobre todas as amostras analisadas. Caso haja alguma contaminação em algum branco, é possível tomar decisões sobre o que deverá ser feito.
Em resumo o uso de todas as ferramentas da qualidade tem como objetivo, resultados mais confiáveis, monitoramento e rastreabilidade de todas as etapas analíticas e obter maior confiabilidade da área técnico e comercial, atendendo assim a expectativa dos clientes e dos órgãos regulamentadores.