Como mencionamos no post anterior, neste vamos abordar a segunda parte de como montar o Plano de Gestão de Resíduos (PGR) da sua empresa. O planejamento segue o ciclo PDCA, com as primeiras etapas sendo Planejamento e Implementação e Operação. Veja as demais:
3 – Verificação e Ações Corretivas
Após a implementação do Plano de Gestão de Resíduos (PGR), é importante fazer o acompanhamento e ações corretivas quando for preciso.
Para fazer o monitoramento, é necessário criar indicadores quantitativos, qualitativos financeiros vinculados aos resíduos para avaliação do desempenho e mensuração dos ganhos econômicos e ambientais. Os indicadores também estimulam a criação de metas e facilitam a definição de objetivos futuros.
Os indicadores devem ser criados durante a implantação do plano e devem ser constantemente reavaliados para refletir a eficácia dos processos. Não se esqueça de fazer a análise crítica dos resultados, comparando o histórico.
O melhor método para garantir o funcionamento do Plano de Gestão de Resíduos (PGR) é a auditoria, sendo que estas podem ser internas e externas.
As auditorias internas devem avaliar todas as etapas do gerenciamento periodicamente. É importante ter um checklist com todas as questões que precisam ser avaliadas.
As auditorias externas são feitas nas dependências dos terceiros contratados para conduzir algumas etapas do gerenciamento dos resíduos e também precisam ter periodicidade definida.
O resultado das auditorias e da análise dos indicadores mostrará as não conformidades, que embasarão as ações corretivas e preventivas. Lembre-se de guardar todos os registros relativos a resíduos. Além de atender a requisitos legais, facilita o acompanhamento pelos responsáveis.
Veja os documentos necessários para os resíduos destinados para fora da unidade:
- Documento de saída informando quantidade, destino, data, meio de transporte e percurso a ser percorrido. Na hora da chegada ao destino, é necessário informar a data e a hora da chegada e a assinatura do receptor do resíduo.
- Documento emitido pelo receptor do resíduo com data e hora em que o resíduo foi tratado e qual o processo ou disposição utilizado.
Esses documentos devem ser mantidos pela empresa para resguardá-la em caso de haver quaisquer problemas em um dos receptores de resíduos.
4 – Revisão da Gestão
Agora que todas as etapas foram feitas é hora de rever as etapas e ações para a melhoria contínua.