Água Industrial - O Uso Eficiente da Água na Indústria

reuso de agua, agua industrialAs atividades industriais demandam um grande uso de água, por isso é necessário pensar em fazer uso eficiente desse recurso. A redução do consumo de água pode ser obtida de diversas maneiras: ao otimizar processos e fazer reuso de água e ao fazer o tratamento da água antes do seu descarte no meio ambiente.  

Mas antes de iniciar qualquer processo é preciso identificar as perdas físicas e desperdícios, conhecer os processos que utilizam água e seu consumo e a possibilidade de substituição dos equipamentos por modelos mais modernos e mais econômicos. 

 

Não se esqueça de verificar os vazamentos devido aos problemas em tubulações, conexões, reservatórios e outros equipamentos e também a negligência dos funcionários em, por exemplo, não fechar direito a torneira após seu uso ou a falta de rotina operacional.

O reuso de água na indústria consiste em reaproveitar o efluente produzido na própria empresa, que pode voltar ao próprio processo que o gerou ou ser utilizado e outra etapa ou outra atividade, como nos vasos sanitários e em lavagens de pátio.

Conheça outros usos:

  • Em Torres de Resfriamento como água de reposição;
  • Irrigação de áreas verdes de instalações industriais, lavagens de pisos e alguns tipos de peças na indústria mecânica;
  • Caldeiras;
  • Processos industriais;
  • Construção civil.

A empresa deve a todo o momento avaliar como aproveitar e diminuir os custos com água. Uma solução que a Nova Opersan adotou, por exemplo, foi reaproveitar a água da chuva e os efluentes da ETE. Por último, se for inviável a construção de uma Estação de Tratamento e Água e Esgoto (ETAE), considere a contratação de empresas especializadas como a Nova Opersan.

A filial da AmBev em Jaguariúna é uma das empresas que tem visto um bom retorno do seu investimento no reuso de água. Como a produção de bebidas consome grandes volumes de água, a empresa faz o reuso das águas de descarte do pasteurizador, que passaram a ser segregados e armazenados em um tanque para posterior uso na limpeza dos pisos, eliminou vazamentos por meio de inspeções programadas e manutenção nos dutos e registros, otimizou o consumo nos banhos nos vestiários, conscientizou os funcionários, entre outras medidas.

O investimento foi R$ 98 mil enquanto o retorno é de aproximadamente R$ 250 mil por ano. Os indicadores de consumo caíram de 7,2 litros de água para 5,89 litros: uma redução de 650 mil m³/ano.

Entre em contato conosco

Tags: reúso de água, Água Industrial, Reuso de Água da chuva