Resíduos Sólidos são tema de debate em 2013

Resíduos Industriais Plano de Gestão de Resíduos Lixo Industrial

11 de Março de 2013

 

Este ano será marcado pela corrida contra o tempo para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os debates municipais e regionais começaram em janeiro, com contribuições de representantes da sociedade civil, de governos e do setor privado. As estratégias incorporadas e as medidas que ainda poderão ser adotadas serão levadas para a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá em Brasília, de24 a27 de outubro de 2013.

Segundo o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa, a conferência tem papel fundamental para esclarecer metas e ultrapassar as dificuldades para a adoção da PNRS. A conferência ainda terá espaço para ampliar o conhecimento técnico, científico e político sobre o tema.

Por meio do debate, as empresas, governos e organizações podem encontrar maneiras de integrar produção e consumo sustentáveis, diminuir o impacto ambiental nas cidades e estimular a geração de emprego e renda com a melhoria das condições de trabalho dos catadores e das cooperativas de reciclagem.

Claro que muito trabalho vai precisar ser feito para que os lixões sejam desativados até 2014. Como a PNRS já existe desde 2010, muitas prefeituras e governos estaduais têm perdido prazos importantes para obter recursos federais para o manejo de resíduos. Mais de 90% das prefeituras não apresentaram os planos municipais com estratégias para o setor, que tinham de ser enviados até o mês de agosto ao Ministério do Meio Ambiente. Isso porque a norma e o prazo foram publicados há dois anos!

Para os empresários, a discussão gira em torno da logística reversa, que é o mecanismo que possibilita o retorno para a indústria de materiais, como eletroeletrônicos e pneus, para serem reaproveitados pelo fabricante. O que parece lindo na teoria, é complicado para colocarem prática. Nalogística reversa é preciso que todos estejam envolvidos, desde fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor.

Você está pronto para essa grande mudança em prol da Sustentabilidade? Nós vamos ficar de olho em todas as etapas até a realização da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Se quiser conversar conosco a respeito da PNRS, ligue para o telefone (11) 3504-3249, mande e-mail para tratamento@opersan.com.br ou clique no botão abaixo.

Clique aqui para tirar suas dúvidas

 

Imagem: meioambiente.culturamix.com 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca