Como funciona o Tratamento de Água Industrial?

Tratamento de Resíduos Industriais

21 de Março de 2013

O tratamento de água industrial recupera a qualidade da água utilizada nos processos de fabricação da indústria. A água utilizada pela indústria tem diversas finalidades que vão, por exemplo, desde a limpeza do pátio até a lavagem de peças e o uso em torres de resfriamento. Como passa por diversos processos que podem envolver substâncias químicas e metais pesados, a água industrial precisa ser tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente, de ser lançada nos esgotos ou mesmo antes de ser reutilizada.

Há diversos tipos de tratamentos de água industrial. A escolha do tratamento é definida de acordo com as características do efluente e dos requisitos de qualidade exigidos para o uso. Vamos conhecer os tratamentos de água industrial mais comuns:

· Filtração: Remove partículas ao filtrar a água com areia ou outro material poroso.

· Decantação/Flotação: O processo pode ser usado na fase primária ou complementar do tratamento. Sua finalidade é a sedimentação dos flocos formados no tratamento físico-químico.

· Coagulação e Floculação Química: Promove a desestabilização das partículas colóides do efluente por meio de sais de ferro ou alumínio polieletrólitos e/ou orgânico.

· Tratamento Aeróbio Biológico: É realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através de processo respiratório, que ocorre nas lagoas de aeração.

· Troca Iônica: Usa um fluxo reator para trocar íons entre resinas e a água. Remove cálcio, magnésio, ferro e nitrato.

· Ultrafiltração: É um processo de separação por membranas, em que a força diretriz é a diferença de pressão através da membrana.  Retém partículas de 1 a 100 nm, removendo colóides, moléculas, cistos de mineral e microorganismos da água.

· Osmose Reversa: Processo similar à ultrafiltração é indicado para reduzir condutividade e sílica, principais causadores de entupimentos em tubulações de alta pressão, pois retém partículas inferiores a 1nm, incluindo-se assim, além das proteínas, orgânicos e os sais dissolvidos.

· Esterilização de água por ultravioleta: Impede a proliferação de bactérias e vírus que causam cólera, febre tifóide, disenteria, entre outras doenças. Não deixa gosto ou odor na água.

Existem ainda outros métodos de tratamento, como por exemplo, evaporação, incineração de líquidos e imobilização. Quem vai dizer qual o tratamento de água industrial indicado para sua empresa é o especialista no assunto.

Se quiser mais informações a respeito, pode contar conosco. É só entrar em contato pelo e-mail comunicacao@opersan.com.br ou ligue para 11 3504 3250, ou clique abaixo:

Clique aqui para tirar suas dúvidas

 

Imagem: www.123rf.com

COMENTÁRIOS

Resultado da busca