10 motivos para considerar uma solução BOT de tratamento de água e efluentes

Sistema BOT Solução BOT Tratamento de Efluentes Operações Dedicadas

3 de Abril de 2013

A Nova Opersan desenvolve, implanta e opera soluções de tratamento de água e efluentes de acordo com as necessidades de cada cliente e se responsabiliza pelos investimentos necessários. A negociação entre as partes é realizada através de um contrato, onde o cliente paga somente pelo volume tratado pelo sistema.

O BOT (Build, Operate and Transfer) é uma das soluções oferecidas pela Nova Opersan, na qual a solução técnica ideal de tratamento de água e/ou efluentes para a indústria é definida e, depois disso, é feita a construção e implantação do sistema de tratamento com os investimentos do projeto sob responsabilidade da Nova Opersan. Quando a estação de tratamento inicia sua operação, é oferecida toda a expertise de uma equipe capacitada e especializada para assumir a manutenção e operação do sistema, assim como todos os custos operacionais decorrentes. Ao final do contrato, a planta é transferida para o contratante.

Apenas uma breve descrição sobre a solução já mostra que há diversas vantagens quando a empresa opta pelo BOT, mas para tornar o processo de decisão ainda mais simples, enumeramos 10 motivos para considerar o BOT para o tratamento de água e efluentes.

1. Economia financeira

O BOT, ao contrário de modalidades como o EPC (Engenharia, Projeto e Construção), oferece um perfeito alinhamento entre o CAPEX e o OPEX dos sistemas de tratamento, uma vez que a Nova Opersan é responsável por ambas as variáveis na elaboração dos projetos. Além disso, nossa expertise em soluções técnicas em reuso de água evita que o cliente invista recursos fora do seu core business.

2. Segurança

Com o BOT, a empresa transfere 100% dos riscos operacionais e de projeto para a Nova Opersan, que fica responsável pelo desenvolvimento e operação dos sistemas de tratamento. A solução é ideal para indústrias que não possuem conhecimento técnico para operação da própria ETE/ETA, como nos casos de tratamento de efluentes complexos. 

3. Solução integrada

Depois que a estação de tratamento é construída, as empresas frequentemente enfrentam conflitos entre o “construtor” e o “operador” do sistema. Isso não ocorre com a solução BOT, já que a construtora e a operadora é a mesma empresa, o que assegura uma solução integrada e funcional.

4. Investimento zero para o cliente

O BOT permite que a empresa aloque seus recursos financeiros e energia nas atividades fins de seu negócio, já que todo custo com a obra é de responsabilidade da Nova Opersan. Por exemplo, Shoppings Centers podem utilizar a verba que seria aplicada em um projeto de reuso na expansão do empreendimento ou uma indústria poderia utilizar estes recursos para expansão de novas linhas de produção.

5. Redução de custos

O BOT oferece reduções de custos operacionais para as empresas, pois, ao longo do contrato, seu foco é no menor Custo Total de Propriedade do sistema de tratamento. 

6. Melhor custo benefício

A operação e a manutenção ficam por conta da Nova Opersan no decorrer do contrato, mediante uma tarifa mensal pré-estabelecida. O BOT oferece uma melhor gestão dos custos e previsibilidade de orçamentos já que o cliente é apenas responsável pelo pagamento da tarifa por metro cúbico em função do volume. Com o BOT acabam as incertezas no planejamento orçamentário das ETA/ETE uma vez que o volume e tarifa são variáveis de conhecimento do cliente.

7. A tecnologia certa

A Nova Opersan está atualizada no mercado e domina diversas tecnologias para o tratamento de água e efluentes, por isso pode oferecer o sistema mais adequado para cada empresa. Por exemplo, pode ser montado um sistema BOT mais simples usando apenas processos físico-químicos até uma MBR com Osmose Reversa, dentre outras tecnologias mais sofisticadas. A flexibilidade na escolha da tecnologia está assegurada, pois a Nova Opersan possui independência na seleção da tecnologia e fornecedor que ofereça a melhor relação custo x benefícios para o projeto.

8. Qualidade Assegurada

O BOT assegura a qualidade na prestação dos serviços prestados através de SLAs (Service Level Agreement) estipulados em contrato e validados por laboratórios credenciados por órgãos competentes. E como é a própria Nova Opersan que irá executar, manter e investir no projeto, é primordial que o serviço e o produto sejam de qualidade. 

9. Dentro da lei

O BOT garante às empresas conformidade com a legislação, além da manutenção de licenças/outorgas através de uma gestão pró-ativa e de controle de documentações.

10. Transferência garantida

O risco da operação, com garantia de resultados, é da Nova Opersan, que é responsável por todo o processo (projeto, implantação e operação). No final do prazo do contrato, o BOT oferece a opção de transferência do ativo para a empresa, sem nenhum custo adicional. Caso a empresa queira manter a operação e manutenção a cargo da Nova Opersan, será pago apenas uma parcela mensal referente aos serviços prestados.

 

Clique aqui para tirar suas dúvidas

 


Imagem: www.iotap.com

COMENTÁRIOS

Resultado da busca