Óleo lubrificante usado precisa ser reciclado

Como Preservar o Meio Ambiente Desafios da Sustentabilidade

8 de Abril de 2013

 

No artigo 10 Práticas Simples Como Preservar o Meio Ambiente em sua Empresa, o leitor Antônio Carlos sugeriu a inclusão da reciclagem de óleos e lubrificantes no item Gestão de Resíduos, por isso vamos falar mais sobre o assunto no post de hoje.

O óleo lubrificante, usado nos automóveis e nas máquinas industriais, é derivado do petróleo e precisa ser reciclado. Quando jogado no meio ambiente, o óleo queimado causa sérios danos: Um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de um milhão de litros de água, ao formar uma camada sobre a superfície que impede a passagem de ar e luz necessária para a fotossíntese das plantas.

O óleo lubrificante usado também não pode ser queimado, já que o metal presente oxida e transforma-se em gases tóxicos, como a dioxina e óxidos de enxofre. As embalagens de óleo lubrificante são classificadas como resíduos perigosos (classe I) e também precisam ser recicladas.

Mesmo sendo altamente poluente, apenas 43,16% do óleo lubrificante consumido em 2010 foi coletado e reciclado. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino), foram consumidos 675.296.120 litros de óleo lubrificante no período.

Esta reportagem da TV mostra a função do óleo lubrificante nos veículos e como o óleo queimado pode ser prejudicial ao meio ambiente. Veja a  reportagem.

A reciclagem de óleos minerais lubrificantes é conhecida como rerrefino, processo que transforma o produto já utilizado em óleos básicos e, em matéria-prima, que pode ser reutilizada. A reciclagem do óleo usado é definida pela Resolução 9 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de 1993.

A resolução determina que o óleo usado seja recolhido e tenha destinação adequada, para não prejudicar o meio ambiente e, obviamente, proíbe o descarte no solo, em águas subterrâneas, no mar ou em sistemas de esgoto e também a incineração sem permissão do governo. O material precisa ser armazenado em recipiente adequado e protegido de vazamentos antes de ser encaminhado para empresas de coleta e reciclagem. Após a reciclagem, o óleo utilizado pela indústria pode retornar ao processo produtivo diversas vezes.  

Você conhece outras formas de usar óleo lubrificante reciclado? Sabe de locais que fazem a coleta e encaminham para a recicladora? Conte para nós.

 

Imagem: www.myaccurateauto.com

COMENTÁRIOS

Resultado da busca