Tipos de tratamentos de efluentes industriais

Destinação Correta de Efluentes ETE Industrial Estação de Tratamento Industrial

31 de Maio de 2013

Existem várias técnicas para remover ou diminuir os poluentes dos efluentes industriais, antes do descarte ou da reutilização. Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico.

Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.
Já os efluentes como emulsões oleosas, águas de lavagem, águas ácidas (decapantes), águas alcalinas (desengraxantes), efluentes oriundos de cabines de pintura, de tratamento de superfície, de caixas separadoras de água/óleo, efluentes gráficos e condensados aquosos de compressores são tratados por técnicas físico-químicas. Dentre elas, a oxidação, redução, precipitação química, entre outras.
Já para os resíduos sólidos os métodos mais usados são: coprocessamento, incineração, autoclave (resíduos de saúde), compostagem através de lodos biológicos, reciclagem ou envio para aterros sanitários classe I e II.

 

Como fazer o tratamento dos efluentes

Uma única indústria pode gerar vários tipos de resíduos, que exigem diversos tipos de tratamentos. Devido a complexidade do tratamento dos efluentes e seus custos, bem como o volume gerado, a melhor opção é ter um parceiro especializado para fazer o serviço. Além de vantajosa, a tercerização ainda permite que a empresa concentre seus esforços em seu negócio principal.
Mas na hora de escolher o fornecedor de tratamento de efluentes é importante verificar, por meio de auditorias locais e acompanhamento da documentação legal, como são os processos de tratamento e para onde são encaminhados os resíduos remanescentes.
Com a responsabilidade compartilhada, a empresa receptora dos resíduos líquidos e o gerador precisam comprovar a destinação adequada dos efluentes. Há diversas empresas e consultorias que prestam esse tipo de serviço no mercado, mas não possuem recursos para o tratamento e, dependendo da qualidade do serviço, ainda pode gerar um passivo escondido. Por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher a prestadora de serviços ambientais: é preciso ter certeza de como é realizado o processo de tratamento. 
Infelizmente, muitas empresas ainda não veem a gestão ambiental como prioridade e não se dedicam nessa busca por um parceiro de qualidade. Empresas de tratamento de efluentes sérias têm investido em pesquisas e desenvolvimento de novos métodos para tratar os resíduos com eficiência e com o menor custo possível.

 

Clique aqui para tirar suas dúvidas

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca