5 Motivos para Optar pelo Abastecimento Hídrico Alternativo

Descarte de Esgoto

13 de Maio de 2014

A Terra é coberta por 70% de água. No entanto, somente 2% deste total é próprio para o consumo humano. Uma parcela muito pequena, não é mesmo? O fato é que muita gente desconhece esses dados e, infelizmente, tem o desperdício como hábito. Os maus hábitos, de fato, estão disseminados pelos quatro cantos do mundo e são as principais razões para que algumas regiões enfrentem sérios problemas de abastecimento. O Estado de São Paulo vive uma crise sem precedentes em sua história por conta da estiagem às vésperas da Copa do Mundo.

Neste quadro, as previsões dos especialistas não são nada animadoras: a ONU prevê que, até 2070, o déficit de recursos hídricos será sentido por nada menos que 44 milhões de pessoas em todo o globo. No Brasil, a realidade é ainda pior, já que o consumo de água é de aproximadamente 200 litros por habitante/dia, sendo que a ONU recomenda 110. Por esses e outros motivos de grande impacto para o meio ambiente é que alternativas racionais para o uso desse bem tão precioso estão na pauta dos empreendimentos que mais gastam água, como shoppings, clubes, hospitais e prédios comerciais. Isso porque um shopping, por exemplo, é um dos maiores consumidores dentro de um perímetro urbano. Só na cidade de São Paulo é estimado um uso de 4 litros de água por metro quadrado. Por isso, as práticas eficientes de reúso ou aproveitamento da água de chuva visam a redução no consumo de água potável e se inserem como alternativas de peso para o consumo consciente do bem natural. O ideal, inclusive, seria um reaproveitamento de 100% da água utilizada. A água de reúso pode ser usada para a irrigação de jardins, lavagem de pisos, sistema de refrigeração das máquinas de ar-condicionado e até descargas de vasos sanitários.

Conheça 5 benefícios imbatíveis ao optar por essas alternativas sustentáveis para o aproveitamento da água!

 

1. Independência e Autonomia no Abastecimento

A autossuficiência no abastecimento de um empreendimento permite um respiro bem maior em tempos de racionamento e estiagem, além de acabar com a dependência em relação ao fornecimento por caminhão-pipa, que ora pode ficar preso no trânsito, ora não entrega no prazo especificado (especialmente para os localizados no Nordeste). Aumento nas tarifas também são fatores decisivos, bem como a segurança de consumir água certificada e de procedência conhecida, de acordo com as necessidades do local.

2. Economia Financeira

De nada adiantaria citarmos tantas vantagens se elas não se refletissem também no bolso: pois saiba que, com o reaproveitamento e a opção por abastecimento hídrico alternativo,  a conta de água pode sofrer uma redução de até 50% no consumo mensal da rede de abastecimento.

3. Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente

A redução nos impactos ambientais é um dos benefícios mais concretos das alternativas para o abastecimento hídrico. Tal fato se justifica porque os efluentes são tratados e reaproveitados, em vez de lançados em esgotos, o que polui gravemente o ecossistema.

4. Controle

Saber o quanto um empreendimento consome por dia e ter controle sobre este gasto é um dos benefícios mais diretos para o bolso, já que a água consumida é calculada de acordo com a necessidade do local. Campanhas educacionais, conserto de vazamentos e torneiras temporizadoras também contribuem para o controle.

5. Marketing Verde

O empreendedor ainda pode utilizar essa iniciativa sustentável como marketing verde, oferecendo credibilidade na imagem do negócio. Atualmente, o público consumidor está cada vez mais consciente acerca de práticas sustentáveis por parte das empresas, priorizando, inclusive, as marcas que buscam o menor impacto ambiental com seus processos produtivos e lançam mão de soluções e estratégias ecológicas.

Para conhecer mais detalhes dessas e outras boas práticas, contate a Nova Opersan e torne seu empreendimento autossuficiente no que diz respeito ao consumo da água. Os efeitos positivos virão para beneficiar a natureza, além da imagem e das finanças do seu negócio!

COMENTÁRIOS

Resultado da busca