Consumidor Verde: Uma tendência que cresce no Brasil

Como Preservar o Meio Ambiente Reuso de Água da chuva

24 de Junho de 2014

Ser sustentável está em alta. Cada vez mais, o cunho ecológico ganha espaço nos debates realizados por governos, empresas, organizações não-governamentais e populações de diversos países, que reconhecem a importância de trabalhar por um Desenvolvimento Sustentável. Definido pela ONU em 1987 como “aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”, o conceito também ganha força graças aos chamados consumidores verdes, que não querem mais saber de empresas e produtos que afetem negativamente a sociedade ou a natureza.

Afinal, quem é o Consumidor Verde?

O que caracteriza esse tipo de consumidor é a preocupação não apenas com o item que leva para casa, mas com a sua procedência e o destino futuro desse produto/serviço. Aspectos como contaminação ambiental, uso de mão de obra escrava e descarte incorreto de dejetos passam a influenciar na hora de decidir o que comprar.

Isso significa que o respeito ao meio ambiente e sociedade são aspectos importantes para uma companhia. Isso aparece em dados divulgados pela empresa de pesquisas de mercado Euromonitor International,  que afirma que a maior tendência entre os consumidores brasileiros é a sustentabilidade.

 

Variedade de segmentos

Engana-se quem pensa que o Consumo Verde está associado apenas à alimentação. Cosméticos, peças de vestuário e até transporte são exemplos de bens de consumo que passam pelo crivo dos consumidores quando o assunto é escolher a opção mais sustentável.

Na indústria cosmética, isso é comprovado pelo Barômetro de Biodiversidade 2014, divulgado pela União para o BioComércio Ético (UEBT) em abril. Segundo a pesquisa, realizada com 38.000 consumidores em 13 países, 87% deles esperam que as empresas respeitem a biodiversidade e 77% querem saber de onde os ingredientes utilizados na produção vêm. O Brasil aparece como líder da pesquisa no número de pessoas que compram cosméticos que utilizam ingredientes naturais, alcançando 96%.

Esses dados mostram a maior consciência da população e alertam as empresas para um novo modo de consumo – cada vez mais consciente – e um nicho de mercado que ainda precisa ser preenchido.

Mercado em expansão

O número de estabelecimentos voltados para os consumidores verdes têm crescido no Brasil. o A Euromonitor International aponta que o segmento de produtos saudáveis cresceu 82% entre 2004 e 2009 no país. A previsão é de que o consumo destes itens aumente mais 40% este ano.  

Você também pode ser um Consumidor Verde. Já faz parte da tendência?

Não é necessário aderir a um novo estilo de vida para ser considerado um Consumidor Verde. Muitas atitudes, comuns no dia a dia, são características desses consumidores. Alguns exemplos são o consumo de alimentos orgânicos, a preferência por produtos que respeitam o meio ambiente e a opção por comprar de empresas sustentáveis que adotam soluções ecológicas e a logística reversa em seus processos de produção, além da racionalização de recursos e a reciclagem.

Sua empresa/indústria já se adequou a este novo modelo de consumidor?

Se você é um empreendedor, o que não dá é para ficar parado diante desses dados convincentes e dessa tendência que veio para ficar. Seguindo o modelo global de sustentabilidade, o Brasil já apresenta um crescente número de consumidores conscientes que priorizam os empreendimentos considerados “verdes”. Indústrias que possuem selos ambientais e empresas que adotam soluções como o reúso da água e o tratamento de efluentes, por exemplo, dão um passo à frente da concorrência, ganham pontos no mercado e contribuem grandemente para a redução dos impactos no meio ambiente e para a preservação dos recursos naturais.

c3

A Nova Opersan Soluções Ambientais está acompanhando de perto essas discussões e pode ajudar seu negócio a se tornar sustentável. Qual sua opinião sobre a tendência dos “Consumidores Verdes”? Deixe seu comentário e participe do debate conosco!


COMENTÁRIOS

Resultado da busca