Empreendimentos Verdes: 8 selos ecológicos que você precisa conhecer

Reaproveitamento de água

5 de Agosto de 2014

Com o mercado valorizando cada vez mais as iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, os selos ecológicos têm sido alvos de empresas de todos os segmentos. Essas certificações são uma garantia na relação entre empresas e consumidores de que aquele produto, serviço ou processo está de acordo com as normas de preservação ambiental, além de respeito ao capital humano.

Diante deste quadro, seja como cliente ou como empreendedor, é importante conhecer os selos ecológicos mais confiáveis do mercado. Confira 8 deles abaixo:

Procel

O que garante?

Já popular entre muitos consumidores brasileiros, essa certificação faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O objetivo é indicar claramente os produtos que têm maior eficiência energética. Os itens são analisados em categorias e recebem uma etiqueta indicativa de sua qualidade. É possível conferir mais detalhes no site do Procel.

Forest Stewardship Council (FSC)

O que garante?

Este selo assegura que áreas e produtos florestais (toras de madeira, móveis, lenha, papel e sementes, dentre outros) são de origem sustentável ( ou seja, ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável). Para ser conquistado pelas empresas, dez critérios ou princípios devem ser atendidos. Dentre eles, podemos citar a conformidade com as leis e princípios do FSC, os direitos dos povos indígenas e o monitoramento e avaliação. Para mais informações, acesse o portal do FSC.

Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED)

O que garante?

Focado em prédios e edificações, o selo LEED é concedido a projetos que atestam que os impactos ambientais são minimizados durante todo o processo da obra, o que envolve desde a escolha dos materiais utilizados até as soluções de engenharia do projeto, como sistemas que economizam no consumo de água e gás. Aqui, você pode conferir mais informações.

ISO 14001

O que ele garante?

Da série de certificados de qualidade ISO, o 14001 é o específico sobre gestão ambiental. Como é um dos selos mais abrangentes, ele exige que a organização tenha processos muito adequados de reúso de materiais, destinação de rejeitos, captação de recursos naturais e outras atividades. O certificado pode ser adotado tanto por empresas quanto por  instituições. Para outras informações, acesse  www.iso.org.

Rainforest Alliance Certified

O que ele garante?

Esta é uma certificação específica para o mercado agrícola. Produtos como frutas, chás, cacau e café podem receber esta garantia. O Rainforest Alliance Certified atesta a preocupação com o respeito à biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo de produção daquele produto específico. No Brasil, ele é auditado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

ECOCERT

O que garante?

Para receber esta certificação, a empresa de alimentos processados precisa usar, pelo menos, 95% de ingredientes orgânicos em seus produtos. Voltada especificamente para esse nicho, a ECOCERT também pode ser concedida a empresas de cosméticos orgânicos ou naturais. Além disso, a organização deve especificar na embalagem se seu produto é orgânico ou natural. Saiba mais acessando o portal do selo ecológico.

Instituto Biodinâmico (IBD)

O que garante?

Este também é um certificado da indústria alimentícia orgânica, além de contemplar o segmento de cosméticos. As empresas que possuem este selo foram auditadas em seu cumprimento às leis trabalhistas nacionais, o Código Florestal Brasileiro e também no não uso de agrotóxicos, monoculturas ou qualquer outra técnica que infrinja os requisitos básicos da produção orgânica. Assim como no ECOCERT, os produtos devem conter pelo menos 95% de ingredientes orgânicos certificados. Saiba mais em http://ibd.com.br/pt/Default.aspx.

Selo Aqua de Alta Qualidade Ambiental

Mantido pela Fundação Vanzolini, o Selo Aqua é uma certificação brasileira voltada para edifícios sustentáveis. Os padrões do selo foram baseados através de uma metodologia francesa, denominada Démarche HQE. O Aqua, inclusive, tem muita importância no mercado imobiliário, visto que as edificações contempladas pelo selo atendem a diversos requisitos sustentáveis e de conforto ambiental, desde o planejamento do projeto até a fase de conclusão. Dentre os critérios avaliados nos empreendimentos para a conquista da certificação, estão a racionalização do uso de matérias-primas, os cuidados com a redução dos resíduos sólidos gerados no processo de construção, a adoção de tecnologias ambientais que promovam segurança aos usuários finais e o baixo consumo energético para a produção e manutenção do prédio em geral.

Como conseguir uma certificação ecológica?

As certificações ecológicas são concedidas após um processo de auditoria realizado por uma instituição independente da empresa que deseja ser certificada. Os padrões de cada selo sustentável são disponibilizados nos sites das auditoras. Entrando em contato com essas instituições, é possível solicitar uma auditoria para verificar os processos da empresa/indústria - Caso seja bem avaliada, ela conquista a certificação.

A partir das informações acima, qual dessas certificações é mais adequada para a sua empresa? Deixe seu comentário e.continue acompanhando nosso blog para saber sempre de novas soluções para tornar suas atividades - em casa e na empresa - cada vez mais sustentáveis!


COMENTÁRIOS

Resultado da busca