As vantagens da água de reuso.

Reúso de água Reúso de Água Industrial Reaproveitamento de água Escassez de água Reuso de Água da chuva

6 de Novembro de 2014

Em tempos de mudanças climáticas e manifestações extremas da natureza, que variam desde grandes enchentes até prolongados períodos de seca, o debate em torno do uso consciente da água se torna ainda mais relevante. Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso suficiente a água para atender suas necessidades diárias e, a estimativa é que até 2025 pelo menos dois bilhões de pessoas vivam em regiões com problemas de acesso à água potável. A preocupação é tanta que o tema é um dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio – reduzir pela metade, até 2015, o número de pessoas que não tem acesso à água potável no planeta.

A necessidade de poupar água tem se tornado uma constante em cidades de diferentes portes, sejam metrópoles ou regiões mais afastadas dos grandes centros. Por isso, estratégias para reaproveitar e captar água em diversas fontes têm sido alvo, cada vez mais frequente, do interesse de empresas preocupadas em preservar o meio ambiente e manter o bem-estar das regiões onde atuam. Entenda melhor as vantagens de reutilizar água e fique por dentro de algumas dicas de como implantar essa atividade na empresa em que você trabalha.

Água de reúso para a rotina da empresa

Existem vários tipos de reuso de água a serem aplicados em uma empresa. O exemplo mais simples é a captação de água da chuva para a utilização em atividades como a lavagem de pátios, limpeza de maquinário, em irrigação de hortas comunitárias ou até para regar plantas se houver um jardim. Esse tipo de atividade é simples e barata. Basta criar um sistema de captação com tonéis.

Com objetivo semelhante, a água de esgoto também pode ser captada e tratada em um processo eficiente, que a torna limpa a ponto de poder ser utilizada, até mesmo, no sistema de descargas dos banheiros da empresa. Além disso, a água usada em processos industriais pode ser tratada e reutilizada novamente no ciclo de produção. Se a empresa tiver vestiários, a água utilizada no banho também pode ser captada e reutilizada para lavar os próprios banheiros.

Água reaproveitada, devidamente tratada, pode ser devolvida ao meio ambiente para a recarga de aquíferos. Dessa forma, você ajuda a reduzir a demanda pelo fornecimento desses mananciais, que muitas vezes já se encontram sobrecarregados.

Reuso planejado

Planejar o reaproveitamento de água é importante para que o processo funcione com sucesso. É importante avaliar a melhor maneira de distribuir coletores pela sua empresa e orientar colaboradores para que eles trabalhem como multiplicadores dessa ideia. Se for o caso, procure uma empresa de tratamento de águas e efluentes para firmar uma parceria.

Mas lembre-se, é muito importante buscar empresas certificadas e qualificadas para ter certeza de que o processo será adotado de forma eficiente.

Você já havia pensado em investir no processo de reutilização de água na sua empresa? Como você pretende implantar esse sistema na rotina do seu negócio? Compartilhe suas ideias e contribua para o uso consciente da água no Brasil.


COMENTÁRIOS

Resultado da busca