6 mitos sobre a água que você não sabia! 11 de Novembro de 2014

Oitenta por cento do corpo humano é formado pela água. Ela também está em quase tudo o que consumimos, seja na composição dos produtos ou então no processo de fabricação. A água é, sem dúvida, o líquido mais importante do Planeta Terra. Justamente por sua importância e abundância, existem muitos mitos sobre ela que você já deve ter ouvido falar por aí. É verdade que beber água gelada emagrece? Beber água durante as refeições pode dar má digestão?

Confira abaixo esses e outros mitos muito comuns relacionados à água!

Beber água faz bem para a pele?

Esse mito é verdade! De nada adianta utilizar dezenas de cremes no corpo e não beber água. Ela funciona como um hidratante natural não apenas para a pele, mas para todos os órgãos do corpo humano. Para manter o corpo hidratado e a pele jovial o ideal é que mulheres consumam em média 2,5 litros de líquido e os homens um pouco mais, 3,5 litros.

É verdade que beber água gelada emagrece?

Infelizmente não é verdade! Não existem estudos que comprovem a ação da água no emagrecimento ou queima de calorias, independente da temperatura. Outro mito relacionado é de que muita água causa saciedade, mas a ciência também não comprova essa história, para a tristeza daqueles que lutam contra a balança!

Água mineral pode estragar?

Sim! Você já deve ter reparado que as garrafinhas e copinhos de água mineral possuem um prazo de validade. É muito importante prestar atenção a esse detalhe porque, no recipiente existem água e oxigênio e com esses dois elementos já é possível a reprodução de seres vivos. Portanto, nada de ingerir água com a validade vencida.

Beber água durante as refeições pode dar má digestão?

Mito! Beber água durante as refeições não causa problemas de digestão. Porém existem exceções, como por exemplo para pessoas portadoras de uma doença que chama refluxo gastroesofágico. Nesse caso a ingestão de líquidos aumenta a pressão do estômago, facilitando o refluxo e o desconforto abdominal.

Se tratarmos todo o esgoto da cidade os rios ficarão limpos?

Esse é um mito triste de ser confirmado. Isso porque não é apenas o esgoto que contamina os rios e praias. Estudos recentes afirmam que cerca de 30% da contaminação acontece por conta do lixo que é carregado pelas águas da chuva, a chamada poluição difusa. Outro fator também são as ligações clandestinas, que ligam os esgotos diretamente aos rios e mares

Ingerir água em excesso pode fazer mal?

Essa é outra verdade. Em um adulto saudável os rins filtram em média 800 a 1000 ml de água em uma hora e ingerir muita água, acima desse limite, pode causar uma queda do nível de sódio no sangue, que pode levar a confusão e até convulsões. O ideal é ingerir as quantidades sugeridas que citamos na primeira dica!

Beber água da torneira faz mal?

Mito! A água da torneira que vem do sistema de abastecimento público é potável e pode ser consumida. O verdadeiro problema está na distribuição. Isso porque, até chegar à torneira, ela passa por tubulações e encanamentos que podem não estar em perfeitas condições.

Água gelada mata mais a sede que água natural?

Outro mito! Não existem estudos que comprovem essa afirmação e, de acordo com profissionais da área de saúde, esse é apenas um gosto pessoal. Isso porque muitas vezes a água gelada é mais gostosa para algumas pessoas e passa essa sensação de matar a sede mais facilmente.

Conhece mais algum mito relacionado à água? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco pelos comentários!


COMENTÁRIOS

Resultado da busca