Aprenda a calcular a economia que o reúso de água gera na sua empresa

Reúso de água Reaproveitamento de água

26 de Novembro de 2014

Com toda a preocupação por conta da estiagem que assola a região Sudeste do Brasil, a economia virou palavra de ordem não apenas nas casas, mas também nas empresas. A situação de escassez se agrava ainda mais para aquelas indústrias que utilizam água em seus processos produtivos, deixando os custos mais caros em toda a cadeia de produção. Poupar o recurso natural que anda valendo ouro no mercado é obrigação de toda a sociedade, o que inclui os gestores das empresas.

Entender os dados de consumo, as formas de utilização e em quais etapas do processo produtivo podem ser encaixadas medidas de economia tornou-se fundamental até mesmo como alternativa para sobrevivência no mercado e manutenção da imagem corporativa perante os cidadãos cada vez mais engajados na luta contra a cultura do desperdício.

Como calcular o consumo

A primeira coisa a se fazer é verificar o valor que está impresso no campo “leitura atual” da conta de água. Depois disso, subtraia esse valor do que está constando no espaço “leitura anterior”. O resultado é o seu consumo no último mês e pelo qual você é tarifado. No entanto, este resultado se dará em metros cúbicos, que por sua vez precisam ser transformados em reais. Os primeiros 10 metros cúbicos do consumo total devem ser multiplicados pelo valor constante na primeira faixa de consumo. Os outros 10 metros cúbicos do consumo total devem ser multiplicados pelo valor constante na segunda faixa de consumo. Feito isso, basta multiplicar o valor restante do total de metros cúbicos pelo valor constante na terceira faixa de consumo.

Terminada esta etapa, os três resultados devem ser somados, resultando no valor em reais. Vale lembrar que na maioria dos casos, cerca de 50% do valor do consumo de água corresponde aos serviços da rede coletora de esgoto. Para calcular o valor destes serviços, multiplique o valor de consumo de água pelo coeficiente de consumo 0,50. Com os dados de consumo em mãos, é possível planejar a meta de economia da próxima conta.

Água de reúso como alternativa para economia

A alternativa mais viável para o uso racional da água e o alcance das metas de economia é a prática do reúso. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa que cada litro de água de reúso utilizada representa um litro de água poupada nos mananciais. Cerca de 20 a 30% das indústrias brasileiras praticam o reúso, segundo dados da Politécnica da USP, com benefícios ambientais (preservação dos recursos hídricos) e financeiros. Em contrapartida, o desperdício chega a 70% do volume produzido no Brasil, conforme estudo da Fundação SOS Mata Atlântica.

Além de todos os esforços corporativos é preciso investimento na conscientização dos colaboradores e demais envolvidos nos processos produtivos da empresa. Entender como cada um pode fazer sua parte para atender as metas de economia é fundamental em toda a linha hierárquica.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Já faz o reúso de água na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias!

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca