Entenda o que acontece com o corpo humano quando não consumimos água

beber agua 600x253

Não é à toa que muita gente diz que água é vida. Essa é uma grande verdade, afinal, a água representa de 40% a 80% de todo o peso do nosso corpo. O ser humano consegue sobreviver sem água, no máximo, por quatro dias, em um período de clima quente. Se for em climas mais frios, esse tempo pode aumentar para sete dias, mas isso não acontece sem prejudicar significativamente as funções vitais do indivíduo.

Entenda o que acontece com o corpo humano quando não consumimos água:

A temperatura do corpo tende a aumentar

A transpiração e a eliminação dos líquidos por meio da urina são formas de o organismo eliminar impurezas e manter a temperatura ideal, de acordo com o clima externo. É por meio da hidratação constante que o corpo mantém a sua temperatura equilibrada.

As funções intestinais e renais ficam prejudicadas

Os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento dos rins e dos intestinos. Pessoas que bebem pouca água, têm mais chances de ter constipações e até problemas renais graves. A falta de água também reduz o volume de sangue no organismo, o que pode afetar até o funcionamento do coração.

O corpo perde cerca de 2 litros de água

Sempre ouvimos a recomendação de que o ideal é beber cerca de dois litros de água por dia. Essa quantidade pode variar um pouco de pessoa para pessoa, mas essa conta não é aleatória. Dois litros é exatamente a quantidade de água que uma pessoa pode perder durante o dia, considerando as idas ao banheiro e também a transpiração natural. Por isso é tão importante fazer essa reposição e não ficar com preguiça de ir mais vezes ao banheiro.

A pessoa pode ter dores no corpo

A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar muito mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares. Por isso, quando começar a ter alguns desses sintomas, antes de verificar qualquer outra causa mais grave, observe se você esta consumindo as quantidades adequadas de água.

Tem o raciocínio prejudicado

Quando não tomamos água na quantidade adequada, as vistas e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas. O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração, leitura e raciocínio. Por isso, quando for fazer qualquer atividade que requeira uma atenção maior, lembre-se de encher sua garrafinha.

Corre mais riscos de ter uma série de doenças

Pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação. É importante pensar que o ato de beber água é simples e está totalmente dentro do controle de qualquer indivíduo que consiga hidratar-se, sem depender de outras pessoas.

Por isso, esse hábito deve ser aprendido desde a infância para que o adulto consiga aproveitar de forma plena todos os benefícios que a água pode oferecer. Entre os idosos, esse hábito é ainda mais importante, pois esse público é ainda mais vulnerável a doenças e ficam mais suscetíveis à desidratação.

Convencido de que é preciso beber mais água ao longo do dia? Adote esse hábito e mantenha seu corpo saudável. Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo!

 

CTA_facebook

 

Tags: água, corpo humano, funções vitais