Tratamento Offsite: Uma solução na medida certa

tratamento_offsite

tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e/ou biológicos que eliminam os contaminantes presentes no resíduo, permitindo que retornem ao meio ambiente de forma segura e em cumprimento as leis estaduais e federais.

No que consiste o tratamento Offsite?

Neste modelo de negócio, os efluentes são coletados nas empresas e transportados para centrais de tratamento terceirizadas. Ao chegarem lá, uma amostra é coletada e analisada rapidamente em laboratório e posteriormente os efluentes são estocados em tanques para a verificação do processo de tratamento mais adequado. Por fim, o efluente é destinado à rede coletora local respeitando todos os parâmetros da lei, sendo que parte pode ser reutilizada nos processos como, por exemplo, preparação de soluções químicas e limpeza de pisos e tubulações.

O tratamento Offsite é a solução mais adequada para clientes com baixa geração de efluentes ou indústrias que geram resíduos de alta complexidade de tratamento ou que apresentam variabilidade em sua composição.

A solução mais adequada para cada tipo de resíduo.

Tratamento Físico-Químico por bateladas

Os efluentes são estocados formando misturas de resíduos similares até serem encaminhados para os reatores, onde recebem os tratamentos adequados como: precipitação química, quebra ácida, oxidação, redução, entre outros.

Tratamento Físico-Químico contínuo

O tratamento é realizado seguindo os mesmos conceitos do processo de bateladas, porém com maior agilidade, visto que o processo é utilizado para efluentes que não sofrem variações em suas características.

Tratamento por Termo Compressão a Vácuo (TCV)

Na Termo Compressão a Vácuo os efluentes são tratados por meio da evaporação dos componentes líquidos (água), concentrando os resíduos que estavam contidos na mistura.

Tratamento biológico:

No tratamento biológico as matérias orgânicas presentes nos efluentes são decompostas por meio da utilização de microrganismos especiais.

Armazenamento temporário: a melhor alternativa para destinações emergenciais!

Algumas empresas, como a Nova Opersan, são licenciadas pela CETESB para realizarem o gerenciamento de resíduos por meio do armazenamento temporário. Esse procedimento é indicado nos casos de destinações emergenciais de resíduos industriais que ainda estão em fase de aprovação do órgão ambiental (CADRI). Desta forma, os efluentes podem ser recebidos e armazenados para que, após a emissão do CADRI, sejam devidamente tratados, garantindo a segurança e assegurando a melhor solução tecnológica em tratamento e disposição final.

Garantia de Tratamento: a segurança de saber que os resíduos foram destinados de forma responsável.

Após o tratamento dos efluentes é emitido o Certificado de Destinação de Resíduos (CDR), documento que atesta que os efluentes foram recebidos, tratados e destinados de forma correta pela empresa terceirizadas. Este certificado é solicitado com frequência durante auditorias ou até mesmo pela CETESB.

Depois de todas essas informações, qual é a sua opinião sobre o tratamento de efluentes Offsite?

New Call-to-action

Tags: tratamento de resíduos, efluentes, Tratamento agua, offsite, industria