NEWSLETTER

Your email:

SOLUÇÕES AMBIENTAIS

TAGS

Nova Opersan - Soluções Ambientais

Current Articles | RSS Feed RSS Feed

CADRI: Exigência para a destinação correta de efluentes

  
  
  

No estado de São Paulo toda empresa cuja atividade impacta o meio ambiente precisa ter licença ambiental expedida pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Sobre a destinação correta de resíduos, a agência ambiental exige que o acondicionamento e o armazenamento sejam adequados, conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a disposição seja feita em locais aprovados pela agência.

cetesb, cadri

A CETESB utiliza o CADRI (Certificado de Movimentação De resíduos de Interesse Ambiental) como ferramenta para regularizar e aprovar o encaminhamento desse material produzido pela empresa a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento e/ou disposição final, trabalho que nós da Opersan realizamos.

Há uma taxa cobrada pela Cetesb para emissão do CADRI que está estabelecida no Decreto Estadual 47.397/02, alterado pelo Decreto Estadual 53.205, de 3 de julho de 2008.

Para as empresas geradoras de resíduos, a alternativa mais rápida e eficiente, com menores custos, é confiar o descarte destes materiais a empresas sérias, certificadas por normas ambientais, como a Opersan. Lembramos que a maneira errada e ilegal de fazer o descarte de efluentes brutos seriam diretamente nos rios, em sarjetas e redes coletoras de agua pluvial, rede coletora de esgoto, fertirrigação, entre outros, exceções para efluentes aprovados pelo orgão ambiental.

Também é preciso ficar atento às caracteristicas fisicas e químicas dos resíduos para o descarte correto. Por exemplo, a empresa pode fazer o descarte em estações que possuem licenças ambientais, mas a estação de tratamento não é adequada para tratar metais pesados. O que pode acontecer é que potencialmente essa empresa não fará o tratamento correto e a os resíduos gerados por elas podem não enquadrar nas legislações para lançamento e /ou destinação.  

Portanto, antes de contratar, verifique se o seu prestador de serviços ambientais possui todos as licenças junto a CETESB e está de fato preparado para receber o resíduo da sua empresa e ainda se a tecnologia que ela oferece é a mais adequada.

Tipos de resíduos que exigem o CADRI:

Resíduos Classe I - Perigosos

Apresentam risco à saúde pública ou ao ambiente, com características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Resíduos Classe II A – Não Inertes

Podem ter propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes.

Conheça as vantagens de contratar a Opersan>>

 

Imagem: cetesb.sp.gov.br

Comments

eu tenho um lava rápido, gostaria de sabe com é o procedimento correto, para eu adquiri o cadri.
Posted @ Wednesday, February 13, 2013 8:44 AM by wagner oliveira
Boa Noite! 
Tenho uma dúvida o documento lisença de operação me permite descarta resíduo de Banheiro Químico na sabesp?
Posted @ Tuesday, February 19, 2013 7:27 PM by Rosiel Doca
Post Comment
Name
 *
Email
 *
Website (optional)
Comment
 *

Allowed tags: <a> link, <b> bold, <i> italics