tratamento de efluentes

NEWSLETTER

Your email:

SOLUÇÕES AMBIENTAIS

TAGS

Nova Opersan - Soluções Ambientais

Current Articles | RSS Feed RSS Feed

Tratamentos de efluentes e os principais métodos utilizados

  
  
  

tratamento de efluentesHá dois tipos de efluentes:o esgoto doméstico e o que é resultado da atividade industrial. Os efluentes industriais variam de acordo com o tipo de produção das empresas e podem conter óleos diversos, metais pesados, entre outros. Como os efluentes industriais são altamente poluentes, precisam ser tratados antes de voltarem ao meio ambiente.

O tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e biológicos para eliminar os contaminantes presentes. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria-prima para outros processos. 

A Opersan faz o tratamento físico-químico e o tratamento biológico dos efluentes coletados nas empresas. Depois de tratados, os efluentes seguem para o corpo d’água, em conformidade com as licenças ambientais emitidas pela CETESB, enquanto os resíduos sólidos gerados após o tratamento são reciclados.

Tratamento Físico-Químico

É capaz de fazer o tratamento de efluente industrial, como água contaminada com óleos diversos, metais pesados, soluções ácidas e alcalinas, entre outros. O tratamento físico-químico faz remoção de contaminantes através da separação de fases sólidas e líquidas.

Entre os métodos de tratamento utilizados pela Opersan estão: a precipitação química, a quebra ácida, a oxidação e a redução. Cada batelada recebe um tratamento específico determinado mediante análises em laboratório que simulam as reações e buscam encontrar o método de maior eficiência no tratamento com o menor consumo de insumos.

Tratamento Biológico

A Opersan realiza o tratamento biológico de efluentes como: caixa de gordura, fossa séptica, chorume de aterro classe 2 e efluentes industriais biodegradáveis.

O tratamento biológico dos efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. O processo ocorre nas lagoas de aeração que são equipadas com dezenas de milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

É importante ressaltar que a Opersan realiza tratamento biológico em todo o efluente proveniente do seu tratamento físico-químico. Fazemos isso pois acreditamos que esta é a maneira mais segura de garantir a nossos clientes que a legislação ambiental está sendo cumprida em todas as etapas do processo.

 

Comments

muito boa a qualidade da materia
Posted @ Saturday, January 12, 2013 11:39 AM by Ana carvalho de oliveira
Post Comment
Name
 *
Email
 *
Website (optional)
Comment
 *

Allowed tags: <a> link, <b> bold, <i> italics