Decantação: O que é e como funciona? 29 de Dezembro de 2015

Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.

A palavra decantar significa desaguar, e quem decanta é o líquido, ou seja, essa palavra não deve ser usada para sólidos. Erroneamente muitas vezes refere-se a “sólidos decantáveis”, sendo que o correto é referir-se a “sólidos sedimentáveis”.

Quando, no efluente, os sólidos sedimentáveis se encontram em grandes quantidades, podendo ser recolhidos sem coagulação, a decantação é dita simples ou primária, aliviando as unidades subsequentes com cargas menores, o que acarreta na economia referente ao uso dos coagulantes.

Os decantadores têm suas dimensões especificadas em função das taxas de escoamento superficial, conforme o tipo e as características do efluente. As taxas que são empregadas para efluentes industriais são bem menores que as empregadas em tratamento de água para abastecimento público. Geralmente essas taxas situam-se entre 25 e 30m³/m² para decantadores secundários, que são os que recebem efluentes floculados ou de tanques de aeração. No caso de sistema de lodos ativados, as taxas de escoamento superficial aplicadas são menores ou iguais a 24 m³/m² d.

Existem vários tipos de decantadores, de diferentes dimensões e vazões, dependendo de qual será sua funcionalidade. O decantador leva em conta a qualidade da água, a quantidade de decantáveis, a densidade dos produtos e a necessidade de estocagem dos sedimentos.

Os decantadores mecanizados são os que o lodo é removido mecanicamente com raspadores de fundo comumente usado em médias e grandes estações. Os decantadores não mecanizados usam a remoção hidrostática, que não deverão ser inferiores a 1,50m.

Em relação ao escoamento, existem os decantadores de escoamento horizontal, esses são geralmente com profundidade relativamente pequena e com comprimento muito grande em relação a largura. Já nos de escoamento vertical, a aplicação é feita por baixo, cujo o líquido efetua o movimento ascendente. Nos decantadores compactos, o processo de floculação e decantação são feitos ao mesmo tempo.

Leia mais

COMENTÁRIOS

Resultado da busca