O reúso da água nas empresas

reuso_0410.jpg

A necessidade de poupar água tem se tornado uma constante em cidades de diferentes portes, sejam metrópoles ou regiões mais afastadas dos grandes centros. Por isso, estratégias para reaproveitar e captar água em diversas fontes têm sido alvo, cada vez mais frequente, do interesse de empresas preocupadas em preservar o meio ambiente e manter o bem-estar das regiões onde atuam. Entenda melhor as vantagens de reutilizar água e fique por dentro de algumas dicas de como implantar essa atividade na empresa em que você trabalha.

Água de reúso para a rotina da empresa

Existem vários tipos de reúso e reaproveitamento de água a serem aplicados em uma empresa. O exemplo mais simples é a captação de água da chuva para a utilização em atividades como a lavagem de pátios, limpeza de maquinário, em irrigação de hortas comunitárias ou até para regar plantas se houver um jardim. Esse tipo de atividade é simples e barata. Basta criar um sistema de captação com tonéis.

Leia nosso artigo sobre As diferenças entre águas de reúso e reaproveitamento de água da chuva.

Com objetivo semelhante, a água de esgoto também pode ser captada e tratada em um processo eficiente, que a torna limpa a ponto de poder ser utilizada, até mesmo, no sistema de descargas dos banheiros da empresa. Além disso, a água usada em processos industriais pode ser tratada e reutilizada novamente no ciclo de produção. Se a empresa tiver vestiários, a água utilizada no banho também pode ser captada e reutilizada para lavar os próprios banheiros.

Água reaproveitada, devidamente tratada, pode ser devolvida ao meio ambiente para a recarga de aquíferos. Dessa forma, você ajuda a reduzir a demanda pelo fornecimento desses mananciais, que muitas vezes já se encontram sobrecarregados.

Reúso planejado

Planejar o reaproveitamento de água é importante para que o processo funcione com sucesso. É importante avaliar a melhor maneira de distribuir coletores pela sua empresa e orientar colaboradores para que eles trabalhem como multiplicadores dessa ideia.

Mas lembre-se, é muito importante buscar empresas certificadas e qualificadas para ter certeza de que o processo será adotado de forma eficiente.

Leia nosso artigo sobre Os riscos de terceirizar serviços para empresas pouco qualificadas.

CTA_facebook

Tags: Água Reuso, meio ambiente, reúso, Qualificações Empresas