Os principais tipos de poluição das águas

A água é uma substância muito importante para a vida em nosso planeta. Infelizmente, ao longo dos anos, atividades humanas vêm poluindo esse bem tão precioso.

A poluição das águas é algo muito preocupante, vista a necessidade que nós temos de consumir água. Os rejeitos lançados diretamente nos lagos, mares, rios, lençóis subterrâneos e oceanos, os poluentes lançados na atmosfera e no solo também vão parar nesses corpos de água. Além disso, a quantidade de água doce disponível para todas as atividades humanas em termos mundiais é pequena, pois apenas cerca de 0,3% de toda a água existente em nosso planeta constitui-se como água doce facilmente utilizável.

Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens, causas ou consequências. A seguir os principais tipos de poluição aquática:

 Poluição Biológica:

Ocorre quando os corpos de água possuem micro-organismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos principalmente de esgotos domésticos e industriais. Podendo ser lançados diretamente na água ou infiltrar-se nos solos, atingindo águas de poços ou de nascentes.

As consequências desse tipo de poluição são diversas doenças que podem ser transmitidas aos humanos e animais, tais como febre tifoide, cólera, salmonelose, leptospirose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.

imagem1-1.jpg
Esgotos industriais sem tratamento sendo lançados em rios

 

Poluição Sedimentar das águas:

 Ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos. Isso é resultado, por exemplo, da acumulação de lixos e detritos que possuem poluentes químicos e biológicos que impedem a entrada de luminosidade nos recursos hídricos, o que dificulta a fotossíntese realizada pelas algas e a visualização da comida pelos animais aquáticos.

Esse tipo de poluição corresponde atualmente à maior massa de poluentes e gera a maior quantidade de poluições.

imagem2-1.jpg
Água poluída por poluição sedimentar

 

 

Poluição Térmica:

Ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas.

A água quente que fica dentro das torres de resfriamento que retorna ao rio, lago ou mar.

Diminuindo a solubilidade do gás oxigênio na água, o que provoca a morte de muitos peixes e outros animais aquáticos. O aumento da temperatura da água também acelera reações de outros poluentes, que se já estiverem presentes na água, afeta o ciclo de reprodução de algumas espécies.

iamgem3-1.jpg
Poluição térmica da água causada por usinas nucleares

 

 

Poluição Química:

Ocorre por produtos químicos nocivos e indesejáveis, sendo essa a mais problemática de todas as poluições das águas, seus efeitos podem ser sutis e levam muito tempo para serem percebidos.

Entre os principais poluentes químicos estão os fertilizantes agrícolas, outros poluentes são compostos sintéticos, como:  plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares. Há também os casos de derramamentos de petróleo por acidentes de navios ou no momento da perfuração e extração, pois as jazidas petrolíferas ficam, a maioria, no fundo do mar. Além disso, o descarte de compostos inorgânicos e minerais, como os metais pesados, podem causar intoxicações, deformações e até mesmo a morte.

imagem4-2.jpg
Os tumores que cresceram em uma tartaruga-verde foram causados por pesticidas e poluição

 

Poluição Radioativa:

Ocorre por meio dos resíduos radioativos lançados no ar e no solo por experiências nucleares, lixos atômicos gerados em usinas nucleares e em hospitais.

A poluição radioativa (ou nuclear) é considerada por muitos estudiosos como o tipo mais perigoso de poluição. Ela é proveniente da radiação, que é um efeito químico derivado de ondas de energia (sejam elas de calor, de luz ou de outras formas).

A radiação existe naturalmente no meio ambiente, porém, devido a ações do homem, ela vem sendo liberada em excesso, causando mutações em diversas espécies de seres vivos. Até o momento ainda não há formas efetivas para descontaminar uma área afetada por poluição radioativa - quando o local é contaminado, costuma ser isolado.

imagem5-1.jpg
Poluição radioativa de águas

 

Fontes: ecycle e Brasil Escola

Tags: Descarte Correto, como realizar o descarte correto,processos de tratamento de efluentes,Efluentes Industriais, offsite, OnSite, Industria Alimentícia, Alimentos, Geração de Resíduos, Resíduo Alimentício