A Importância da Caracterização dos Efluentes Industriais

Conhecer as características das águas residuárias que receberão tratamento é um fator importantíssimo, e deve ser o primeiro passo a ser dado, já que o tipo de tratamento aplicado irá depender dessas características.

Leia nosso artigo sobre A importância da escolha certa do tipo de tratamento de efluentes.

Normalmente os parâmetros de esgotos sanitários são bem definidos, sofrendo apenas variação de concentração dependendo dos fatores em que são gerados. Já os efluentes industriais sofrem grandes variações em composição e concentração, já que a diversidade de indústrias é enorme, sendo assim, todos devem ser avaliados individualmente. Podem haver grandes variações até mesmo em indústrias do mesmo ramo, devido a variação de matérias primas.

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, tratamento, Carcterização, tipo de tratamento

A Importância do Controle de Odor em Estações de Tratamento de Efluentes

O controle de odor em estações de tratamento é um dos pontos mais importantes, e também mais desafiadores do processo de tratamento de efluentes. Odores fortes e desagradáveis se tornam fonte de queixas, tanto de operadores nas estações, como da vizinhança.

Os odores das plantas podem flutuar em locais públicos, sendo assim, é fato que a comunidade não é tolerante a estes odores desagradáveis, tendo razão em reclamar. Além do respeito a comunidade perto das plantas de tratamento, é de suma importância pensar na saúde dos funcionários. A empresa de tratamento deve valorizar os colaboradores melhorando seu ambiente de trabalho, para isso, o controle de odor é fundamental.

Como é feito o controle de odor nas estações de tratamento?

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, meio ambiente, Tratamento de Efluentes, Nova Opersan, odor

Enquadramento e Classificação dos Corpos de Água

A água é um recurso natural, que tem múltiplos usos e interesses. Levando em consideração esse fator, vários instrumentos de gestão existem para regrar sua utilização e garantir atendimento e acesso a esse recurso, visando ao máximo a preservação dos corpos hídricos e a melhoria contínua da qualidade das águas.

Leia nosso artigo sobre a Lei das Águas

Você já ouviu falar em enquadramento dos corpos de água?

O enquadramento é um recurso de gestão que visa garantir que a qualidade da água seja compatível com a sua demanda, de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH – Lei N. 9.433/97). A classificação possibilita um maior controle de poluição e avaliação da evolução da qualidade dos corpos d’água, garantindo que a qualidade da água esteja de acordo com sua utilização. Ou seja, a água começa a ser classificada desde seu uso mais nobre, como para consumo, até níveis menos nobres.

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, resíduos, Nova Opersan, Corpos Hídricos, Opersan, Corpos de Água

As lições da Crise Hídrica

A crise hídrica, sentida em maior escala pelo estado de São Paulo, foi um dos assuntos mais comentados durante o ano de 2015.

Quando a população se deu conta de que os reservatórios começaram a operar no limite de sua reserva (volume morto) e a escassez de água se tornou um fator real, todos tiveram que se mexer e mudar seus padrões de consumo. O risco de uma escassez total fez a grande maioria ter mais consciência na hora de tomar banho, escovar os dentes ou até mesmo lavar a louça.

Agora, em 2016, com a situação dos reservatórios mais estáveis, fica a questão sobre as lições que aprendemos com essa crise.

Leia mais >>

Tags: Água Reuso, água, crise hídrica, Impactos da crise, lições da crise

As diversas modalidades de tratamento OnSite

Quando as indústrias ou empreendimentos comerciais geram grandes volumes de efluentes, fica inviável enviá-los para centrais de tratamento de terceiros. Nesse caso, é preciso entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções personalizadas.

Leia mais >>

Tags: água, offsite, Tratamento de Efluentes, Operações Dedicadas, OnSite, tartamento de água

O Ciclo hidrológico e a disponibilidade de água

Nosso planeta é coberto 71% por água. De toda essa água apenas 2,5% é doce, sendo que destas quase 70% estão presentes em geleiras polares, restando cerca de 0,75% de água doce para ser distribuída para os seres humanos.

Leia mais >>

Tags: água, disponibilidade de água, ciclo hidrológico

A importância da vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano

 

A água pode veicular várias enfermidades por diferentes meios. E o meio mais lembrado quando falamos nesse assunto é o da ingestão, ou seja, quando alguém bebe água e ela contém algum tipo de componente que seja nocivo à saúde.

Leia mais >>

Tags: água, qualidade da água, vigilância da água

A Pegada Hídrica e suas classificações

Leia mais >>

Tags: água, pegada hídrica

As vantagens do Filtro de Barro

Em sua opinião, qual o melhor filtro de água para ter em casa?

Nada de purificadores, filtro em torneira e muito menos galões de água mineral. O melhor mesmo para limpar as impurezas da água é o bom e velho filtro de barro. Uma pesquisa mostrou que os filtros à vela, que nada mais são que as câmaras de filtragem de cerâmica, são muito mais eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita que causa doenças no sistema digestório.

Leia mais >>

Tags: água, filtro de água, filtro a vela

Lei das Águas

O Brasil possui 12% de toda a água doce do planeta, contando com a bacia do São Francisco e Paraná, e também possui 60% da bacia amazônica. Em nosso país, o volume de água por pessoa é 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas.

Leia mais >>

Tags: água, água doce, abastecimento, lei das águas