A Importância do Controle de Odor em Estações de Tratamento de Efluentes

O controle de odor em estações de tratamento é um dos pontos mais importantes, e também mais desafiadores do processo de tratamento de efluentes. Odores fortes e desagradáveis se tornam fonte de queixas, tanto de operadores nas estações, como da vizinhança.

Os odores das plantas podem flutuar em locais públicos, sendo assim, é fato que a comunidade não é tolerante a estes odores desagradáveis, tendo razão em reclamar. Além do respeito a comunidade perto das plantas de tratamento, é de suma importância pensar na saúde dos funcionários. A empresa de tratamento deve valorizar os colaboradores melhorando seu ambiente de trabalho, para isso, o controle de odor é fundamental.

Como é feito o controle de odor nas estações de tratamento?

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, meio ambiente, Tratamento de Efluentes, Nova Opersan, odor

Enquadramento e Classificação dos Corpos de Água

A água é um recurso natural, que tem múltiplos usos e interesses. Levando em consideração esse fator, vários instrumentos de gestão existem para regrar sua utilização e garantir atendimento e acesso a esse recurso, visando ao máximo a preservação dos corpos hídricos e a melhoria contínua da qualidade das águas.

Leia nosso artigo sobre a Lei das Águas

Você já ouviu falar em enquadramento dos corpos de água?

O enquadramento é um recurso de gestão que visa garantir que a qualidade da água seja compatível com a sua demanda, de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH – Lei N. 9.433/97). A classificação possibilita um maior controle de poluição e avaliação da evolução da qualidade dos corpos d’água, garantindo que a qualidade da água esteja de acordo com sua utilização. Ou seja, a água começa a ser classificada desde seu uso mais nobre, como para consumo, até níveis menos nobres.

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, resíduos, Nova Opersan, Corpos Hídricos, Opersan, Corpos de Água

As vantagens de terceirizar o tratamento de águas e efluentes da sua empresa.


O que é terceirização?

A terceirização é uma prática comum em empresas de grande e médio porte e uma tendência em empresas pequenas que consiste em transferir, para parceiros, as atividades que não fazem parte do negócio principal. Considerado um processo de gestão, a terceirização é uma prática essencial num mercado que foca cada vez mais seus esforços em ações direcionadas a conhecer melhor seus clientes e suas necessidades, deixando algumas atividades secundárias a cargo de empresas especializadas.

Por que terceirizar a gestão dos recursos hídricos?

Ao delegar esse serviço a terceiros especializados em gestão de estações de tratamento de águas e efluentes, as empresas podem focar seus esforços em suas atividades a fim de obter redução nos custos operacionais, fator primordial em momentos nos quais as indústrias visam minimizar perdas.

Leia mais >>

Tags: Tratamento agua, offsite, Tratamento de Efluentes, BOT, Nova Opersan