Os Segmentos da Indústria Alimentícia e Efluentes Gerados.

Toda indústria gera efluentes, o que difere uma da outra são suas particularidades, pois cada uma utiliza diferentes matérias-primas, tem diferentes processos de produção entre outros fatores.

Os efluentes da indústria alimentícia, por exemplo, possuem alta carga orgânica, e se lançados sem tratamento em rios podem resultar em mortandade do ecossistema aquático por conta do pouco oxigênio que fica disponível na água. Como todo segmento industrial, o ramo de alimentos também vem recebendo cobranças por processos sustentáveis não só por parte da sociedade, que exige empresas “verdes”, mas pela própria legislação, que possui multas pesadas para as empresas que poluem.

Por isso destinar corretamente efluentes é uma questão de sobrevivência! Confira alguns segmentos dessa indústria e seus efluentes.

Leia mais >>

Tags: Efluentes Industriais, offsite, OnSite, Industria Alimentícia, Alimentos, Geração de Resíduos, Resíduo Alimentício

Tratamento de Resíduos OffSite – Uma solução na medida certa



Chamamos de modelo de negócio OffSite quando os efluentes são coletados no cliente e transportados para centrais de tratamento terceirizadas, como as CTO’s Nova Opersan, estrategicamente localizadas em Jundiaí SP, Jandira SP, Indaiatuba SP, Camaçari BA e Santa Cruz RJ. Ao chegarem lá, coletamos uma amostra que será analisada com precisão por nosso laboratório acreditado, para assim verificarmos o tratamento ideal para cada tipo de efluente.

Leia mais >>

Tags: tratamento de resíduos, offsite, gerenciamento de resíduos, destinação de resíduos

As diversas modalidades de tratamento OnSite

Quando as indústrias ou empreendimentos comerciais geram grandes volumes de efluentes, fica inviável enviá-los para centrais de tratamento de terceiros. Nesse caso, é preciso entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções personalizadas.

Leia mais >>

Tags: água, offsite, Tratamento de Efluentes, Operações Dedicadas, OnSite, tartamento de água

As vantagens de terceirizar o tratamento de águas e efluentes da sua empresa.


O que é terceirização?

A terceirização é uma prática comum em empresas de grande e médio porte e uma tendência em empresas pequenas que consiste em transferir, para parceiros, as atividades que não fazem parte do negócio principal. Considerado um processo de gestão, a terceirização é uma prática essencial num mercado que foca cada vez mais seus esforços em ações direcionadas a conhecer melhor seus clientes e suas necessidades, deixando algumas atividades secundárias a cargo de empresas especializadas.

Por que terceirizar a gestão dos recursos hídricos?

Ao delegar esse serviço a terceiros especializados em gestão de estações de tratamento de águas e efluentes, as empresas podem focar seus esforços em suas atividades a fim de obter redução nos custos operacionais, fator primordial em momentos nos quais as indústrias visam minimizar perdas.

Leia mais >>

Tags: Tratamento agua, offsite, Tratamento de Efluentes, BOT, Nova Opersan

Tratamento de Efluentes por Termocompressão a Vácuo

 

A evaporação é a operação unitária que tem por objetivo a concentração de uma solução, pela remoção do solvente, fazendo a solução entrar em ebulição.

A termocompressão a vácuo consiste em um sistema de tratamento de efluentes baseado na evaporação sob pressão negativa (vácuo), condição que favorece o processo, visto que reduz o ponto de ebulição da solução. À medida que o solvente, normalmente a água, é separado na forma de vapor, ocorre a concentração dos contaminantes contidos no efluente.

Leia mais >>

Tags: offsite, Tratamento de Efluentes, Termocompressão à vácuo, TCV, Tipos de Tratamento

Tratamento Offsite: Uma solução na medida certa

tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e/ou biológicos que eliminam os contaminantes presentes no resíduo, permitindo que retornem ao meio ambiente de forma segura e em cumprimento as leis estaduais e federais.

No que consiste o tratamento Offsite?

Neste modelo de negócio, os efluentes são coletados nas empresas e transportados para centrais de tratamento terceirizadas. Ao chegarem lá, uma amostra é coletada e analisada rapidamente em laboratório e posteriormente os efluentes são estocados em tanques para a verificação do processo de tratamento mais adequado. Por fim, o efluente é destinado à rede coletora local respeitando todos os parâmetros da lei, sendo que parte pode ser reutilizada nos processos como, por exemplo, preparação de soluções químicas e limpeza de pisos e tubulações.

O tratamento Offsite é a solução mais adequada para clientes com baixa geração de efluentes ou indústrias que geram resíduos de alta complexidade de tratamento ou que apresentam variabilidade em sua composição.

A solução mais adequada para cada tipo de resíduo.

Tratamento Físico-Químico por bateladas

Os efluentes são estocados formando misturas de resíduos similares até serem encaminhados para os reatores, onde recebem os tratamentos adequados como: precipitação química, quebra ácida, oxidação, redução, entre outros.

Tratamento Físico-Químico contínuo

O tratamento é realizado seguindo os mesmos conceitos do processo de bateladas, porém com maior agilidade, visto que o processo é utilizado para efluentes que não sofrem variações em suas características.

Tratamento por Termo Compressão a Vácuo (TCV)

Na Termo Compressão a Vácuo os efluentes são tratados por meio da evaporação dos componentes líquidos (água), concentrando os resíduos que estavam contidos na mistura.

Tratamento biológico:

No tratamento biológico as matérias orgânicas presentes nos efluentes são decompostas por meio da utilização de microrganismos especiais.

Armazenamento temporário: a melhor alternativa para destinações emergenciais!

Algumas empresas, como a Nova Opersan, são licenciadas pela CETESB para realizarem o gerenciamento de resíduos por meio do armazenamento temporário. Esse procedimento é indicado nos casos de destinações emergenciais de resíduos industriais que ainda estão em fase de aprovação do órgão ambiental (CADRI). Desta forma, os efluentes podem ser recebidos e armazenados para que, após a emissão do CADRI, sejam devidamente tratados, garantindo a segurança e assegurando a melhor solução tecnológica em tratamento e disposição final.

Garantia de Tratamento: a segurança de saber que os resíduos foram destinados de forma responsável.

Após o tratamento dos efluentes é emitido o Certificado de Destinação de Resíduos (CDR), documento que atesta que os efluentes foram recebidos, tratados e destinados de forma correta pela empresa terceirizadas. Este certificado é solicitado com frequência durante auditorias ou até mesmo pela CETESB.

Leia mais >>

Tags: tratamento de resíduos, efluentes, Tratamento agua, offsite, industria