A Importância do Saneamento Básico para o Desenvolvimento Econômico

Saneamento é o nome dado às medidas que visam preservar ou modificar condições do meio ambiente, com o objetivo de prevenir doenças, e assim, promover a saúde. Ou seja, é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. 

Condições básicas de saúde são fundamentais para a boa produtividade das pessoas, um trabalhador saudável é mais produtivo e capacitado a ter um rendimento melhor.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, em apenas um ano foram gastos R$ 547 milhões por empresas em remunerações referentes a horas não-trabalhadas de funcionários que tiveram que se ausentar por motivos de saúde. O estudo ainda aponta que a probabilidade de uma pessoa com acesso à rede de esgoto se afastar das atividades por qualquer motivo é 6,5% menor do que uma pessoa sem acesso. O acesso universal traria uma redução de gastos de R$ 309 milhões nos afastamentos de trabalhadores.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, importância saneamento, benefícios, desenvolvimento econômico

Benefícios do Saneamento Básico

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, água potável, benefícos do saneamento básico, água tratada

Você Conhece o Ciclo do Uso da Água?

Provavelmente você já ouviu falar no ciclo da água, aquele mesmo que aprendemos na escola. Mas, e o ciclo do uso da água, você conhece? É importante saber que, se você quiser fazer uso sustentável dos recursos naturais, é necessário fazer uma gestão inteligente deles por meio do ciclo do uso da água.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, Água Reuso, água, qualidade da água

Poluição da água: quais são as principais causas e como resolver?

A poluição de oceanos e rios não é um risco apenas para a natureza. Além de prejudicar a fauna e a flora, a poluição das águas interfere diretamente na saúde das pessoas.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, Legislação Ambiental, Descarte de Efluentes, qualidade da água, soluções ambientais

5 Motivos para Optar pelo Abastecimento Hídrico Alternativo

A Terra é coberta por 70% de água. No entanto, somente 2% deste total é próprio para o consumo humano. Uma parcela muito pequena, não é mesmo? O fato é que muita gente desconhece esses dados e, infelizmente, tem o desperdício como hábito. Os maus hábitos, de fato, estão disseminados pelos quatro cantos do mundo e são as principais razões para que algumas regiões enfrentem sérios problemas de abastecimento. O Estado de São Paulo vive uma crise sem precedentes em sua história por conta da estiagem às vésperas da Copa do Mundo.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, Descarte de Esgoto, conheça custos da água na empresa

Norte e Nordeste registram piores condições em saneamento básico

As piores condições de saneamento básico no Brasil estão nas regiões Norte e do Nordeste, com estados como Pará, Amapá, Pernambuco e Maranhão. As dez piores cidades apontadas são Ananindeua (PA), Santarém (PA), Macapá (AP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Duque de Caxias (RJ), São Luís (MA), Teresina (PI) e Aparecida de Goiânia (GO).

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, tratamento de resíduos, Sistema BOT, tratamento de esgoto

Pesquisa mostra que qualidade da água interfere na capacidade de raciocínio

A qualidade da água consumida e o saneamento básico não interferem apenas na saúde da população. Segundo pesquisa feita por Christopher Eppig, da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, elas também têm interferência direta na capacidade de raciocínio, na velocidade do aprendizado e na maneira como as pessoas encaram e resolvem problemas.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, tratamento de resíduos, qualidade da água

As prefeituras estão prontas para investir em tratamento de resíduos?

 

As prefeituras e os estados terão de adequar-se até 2014 à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que todos os lixões sejam desativados e novos aterros sanitários construídos. Mas é bom o cidadão ficar atento aos projetos das prefeituras. O Ministério do Meio Ambiente estima que, no começo de agosto de 2012, apenas metade dos brasileiros viviam em cidades com planos de resíduos sólidos em andamento ou em elaboração. Estes projetos devem começar nas prefeituras, com a criação dos planos de resíduos sólidos municipais e só vão receber verba federal as cidades que apresentarem os planos de gestão.  

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, tratamento de resíduos, política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, aterro sanitário