Efluentes Oleosos: o que são e qual a destinação correta?

Efluentes oleosos são aqueles que resultam de processos que utilizam derivados de combustíveis fósseis como gasolina, diesel, óleo BPF etc. Há ainda águas oleosas oriundas da lavagem de pisos, tanques e peças, processos de usinagem, entre outros. Todos esses exemplos são gerados nas atividades industriais das mais variadas áreas.

Leia mais >>

Tags: Efluentes Industriais, qualidade da água, soluções ambientais

Construir uma Estação de Tratamento ou Realizar o Tratamento Offsite?

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e com as formas de preservá-lo, as empresas procuram soluções rápidas, práticas e que funcionem de maneira eficiente para que possam resolver o destino final de seus efluentes. Isso porque além de ser uma forma da empresa ser bem vista pela sociedade, tratar de maneira correta seus resíduos é hoje uma questão de sustentabilidade e, mais que isso, é uma obrigação.

Leia mais >>

Tags: ETE Industrial, Solução BOT, Operações Dedicadas, Tratamento de Efluentes Off-site, soluções ambientais, serviços ambientais, Operação e Manutenção

Poluição da água: quais são as principais causas e como resolver?

A poluição de oceanos e rios não é um risco apenas para a natureza. Além de prejudicar a fauna e a flora, a poluição das águas interfere diretamente na saúde das pessoas.

Leia mais >>

Tags: saneamento básico, Legislação Ambiental, Descarte de Efluentes, qualidade da água, soluções ambientais

Lição de casa para o Brasil: 8 exemplos de despoluição de rios

Lição de Casa para o Brasil

Leia mais >>

Tags: soluções ambientais

São Paulo Escondeu seus Rios: urbanização e canalização dos rios

Quantas vezes já passamos por algum lugar até um dia perceber algum detalhe que antes parecia escondido? Se a cidade for uma metrópole, como São Paulo, a sensação é mais do que um sentimento isolado - é uma percepção coletiva que apresenta todos os dias surpresas para o cidadão da terra da garoa. Um bom exemplo disso é a quantidade de rios “invisíveis” aos olhares mais atentos, que parecem ter “sumido” graças à urbanização acelerada ou a canalização. Em tempos de Copa do Mundo, torcedores bradam a plenos pulmões o hino nacional a frase que melhor exemplifica o tema do artigo de hoje: “ouviram do Ipiranga às margens plácidas”. O mesmo riacho em que outrora foi declarada a independência do Brasil, hoje passa despercebido em uma avenida. Em certos trechos, é alvo de despejos de esgoto até desaparecer soterrado pelo asfalto para dar lugar ao fluxo contínuo de carros. Mas ele não está só. Assim como ele, outros rios têm o mesmo destino. As principais vias de entrada da cidade, as Marginais Tietê e Pinheiros, abrigam outros dois rios de mesmo nome, igualmente canalizados e depósito de muita sujeira.

Leia mais >>

Tags: água, escassez de água, soluções ambientais, reúso

TOP 13 Motivos para Cuidar Bem da Água

A cada um minuto, quatro crianças morrem no mundo por conta dedoençasrelacionadas à falta de água potável e saneamento básico, segundo o Relatório sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR4) da ONU-Água.  O uso ineficiente, a degradação da água pela população e a superexploração das reservas subterrâneas são motivos de grande preocupação, isso porque  - de acordo com os especialistas - é um erro enxergar a água doce como um recurso incessantemente renovável. O que acontece é que as pessoas estão bombeando-a do subsolo a uma taxa que não permitirá sua restauração em muitas décadas. Fora isso, as ameaças vão muito além: a mudança do clima que causará um aumento na frequência e na severidade de enchentes, as secas, as ondas de calor e tempestades e o desperdício por más práticas são alguns dos efeitos adversos da falta de conscientização. Soma-se a isso a população crescente que aumentou a demanda além da capacidade da oferta e temos um cenário de caos.

Leia mais >>

Tags: reúso de água, Água Reuso, reaproveitamento de água, meio ambiente, soluções ambientais, tratamento de água

Escassez da Água: Uma problemática que afeta regiões de todo o planeta

A menos que sejam feitos mais esforços para reverter as tendências atuais, o mundo vai ficar sem água doce. O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU), embasado por números catastróficos: um bilhão e 200 milhões de pessoas (20% da população mundial) não tem acesso à água tratada. Isso porque, apesar do Planeta Terra ser constituído por dois terços de água, esta parcela se encontra em forma de gelo ou é salgada, sendo imprópria para abastecimento humano. No que diz respeito ao volume potável do recurso, a irrigação na agricultura representa 73% do consumo, 21% vai para a indústria e apenas 6% é destinado ao uso doméstico.

Leia mais >>

Tags: meio ambiente, escassez de água, Tratamento de Efluentes, soluções ambientais, reúso

Criação da Nova Opersan é notícia em duas publicações

Leia mais >>

Tags: Gestão de Resíduos, tratamento de efluentes industriais, tratamento físico químico, ISO 17025, Separação de Resíduos, Gestão de Resíduos Sólidos, destinação correta de efluentes, Classificação de Resíduos, ETE Industrial, Estação de Tratamento Industrial, Resíduos Industriais, Resíduo Industrial, Efluentes Industriais, Água Industrial, Tratamento de Efluentes, Resíduos Perigosos, tratamento de resíduos líquidos, tratamento de resíduos industriais, soluções ambientais, empresa certificada ISO 14001, ISO 14001, prestação de serviços ambientais, serviços ambientais, Lixo Industrial, Operação e Manutenção

Nova Opersan esteve na FIMAI

A Nova Opersan esteve presente na FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2012, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte,em São Paulo(SP). O objetivo foi apresentar e mostrar os diferenciais da Nova Opersan no tratamento de efluentes, já que recentemente as empresas Enasa, Brasquip Ambiental, Opersan e GT Ambiental se uniram para criar a nova marca.

Leia mais >>

Tags: tratamento de efluentes industriais, empresas mais sustentáveis do mundo, Desafios da Sustentabilidade, destinação correta de efluentes, ETE Industrial, Estação de Tratamento Industrial, Efluentes Industriais, Água Industrial, Tratamento de Efluentes, soluções ambientais, serviços ambientais

Como saber se a prestadora de serviços ambientais é séria?

 

Leia mais >>

Tags: soluções ambientais, prestação de serviços ambientais, serviços ambientais, ISO ambiental