A Importância da Caracterização dos Efluentes Industriais

Conhecer as características das águas residuárias que receberão tratamento é um fator importantíssimo, e deve ser o primeiro passo a ser dado, já que o tipo de tratamento aplicado irá depender dessas características.

Leia nosso artigo sobre A importância da escolha certa do tipo de tratamento de efluentes.

Normalmente os parâmetros de esgotos sanitários são bem definidos, sofrendo apenas variação de concentração dependendo dos fatores em que são gerados. Já os efluentes industriais sofrem grandes variações em composição e concentração, já que a diversidade de indústrias é enorme, sendo assim, todos devem ser avaliados individualmente. Podem haver grandes variações até mesmo em indústrias do mesmo ramo, devido a variação de matérias primas.

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, tratamento, Carcterização, tipo de tratamento

Níveis de tratamento de efluentes

O tratamento de águas residuárias e de esgotos sanitários pode ser classificado em diferentes níveis, dependendo de suas condições e da eficiência dos processos. São eles:

Leia mais >>

Tags: efluentes, tratamento

Normas pertinentes para o tratamento de efluentes

 

Leia mais >>

Tags: efluentes, tratamento, licenças, operação

A combinação de tratamento físico-químico e biológico

Os sistemas físico-químicos por coagulação-floculação, quando concebidos unicamente, removem parcialmente a carga orgânica, sendo às vezes necessário tratamento complementar, objetivando atingir a melhor eficiência possível. Às vezes, o tratamento físico-químico é suficiente, porém, quando em uma indústria existe geração de efluentes de diversos setores, com características diferentes, é muito vantajoso segregar e remover substâncias, se, em alguns setores houver:

Leia mais >>

Tags: efluentes, tratamento, biológico, físico químico

A importância da escolha certa do tipo de tratamento de efluentes

 

Para o tratamento eficaz dos efluentes, é muito importante a escolha eficiente do processo de tratamento.

Leia mais >>

Tags: efluentes, tratamento, biológico, físico químico