Existem várias técnicas para remover ou diminuir os poluentes dos efluentes industriais, antes do descarte ou da reutilização. Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico.
Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.
Já os efluentes como emulsões oleosas, águas de lavagem, águas ácidas (decapantes), águas alcalinas (desengraxantes), efluentes oriundos de cabines de pintura, de tratamento de superfície, de caixas separadoras de água/óleo, efluentes gráficos e condensados aquosos de compressores são tratados por técnicas físico-químicas. Dentre elas, a oxidação, redução, precipitação química, entre outras.
Já para os resíduos sólidos os métodos mais usados são: coprocessamento, incineração, autoclave (resíduos de saúde), compostagem através de lodos biológicos, reciclagem ou envio para aterros sanitários classe I e II.
Como fazer o tratamento dos efluentes
Uma única indústria pode gerar vários tipos de resíduos, que exigem diversos tipos de tratamentos. Devido a complexidade do tratamento dos efluentes e seus custos, bem como o volume gerado, a melhor opção é ter um parceiro especializado para fazer o serviço. Além de vantajosa, a tercerização ainda permite que a empresa concentre seus esforços em seu negócio principal.
Mas na hora de escolher o fornecedor de tratamento de efluentes é importante verificar, por meio de auditorias locais e acompanhamento da documentação legal, como são os processos de tratamento e para onde são encaminhados os resíduos remanescentes.
Com a responsabilidade compartilhada, a empresa receptora dos resíduos líquidos e o gerador precisam comprovar a destinação adequada dos efluentes. Há diversas empresas e consultorias que prestam esse tipo de serviço no mercado, mas não possuem recursos para o tratamento e, dependendo da qualidade do serviço, ainda pode gerar um passivo escondido. Por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher a prestadora de serviços ambientais: é preciso ter certeza de como é realizado o processo de tratamento.
Infelizmente, muitas empresas ainda não veem a gestão ambiental como prioridade e não se dedicam nessa busca por um parceiro de qualidade. Empresas de tratamento de efluentes sérias têm investido em pesquisas e desenvolvimento de novos métodos para tratar os resíduos com eficiência e com o menor custo possível.
