Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e com as formas de preservá-lo, as empresas procuram soluções rápidas, práticas e que funcionem de maneira eficiente para que possam resolver o destino final de seus efluentes. Isso porque além de ser uma forma da empresa ser bem vista pela sociedade, tratar de maneira correta seus resíduos é hoje uma questão de sustentabilidade e, mais que isso, é uma obrigação.
Existem mais de uma maneira de sua empresa utilizar uma estação de tratamento para os resíduos que produz. Nesse artigo vamos falar sobre duas dessas opções: a construção de uma estação de tratamento de efluentes ou o tratamento Offisite. Confira!
Como escolher o método perfeito para sua realidade
Para a escolher o melhor tipo de tratamento para sua empresa é preciso prestar atenção a alguns fatores como :
1. O tamanho do espaço físico disponível na planta da sua empresa
2. Os recursos financeiros para a construção e execução desse tratamento;
3. O volume de efluentes gerados;
4. O tipo de efluente que a empresa produz.
Ter esses pontos claros é importante para a tomada de decisão. Confira as possibilidades:
Para construir sua própria ETE (Estação de Tratamento de Efluentes)
O tratamento de efluentes é dividido em cinco etapas principais:
Esse tipo de tratamento é indicado para indústrias que produzem um grande volume de efluentes e que possuem pouca variabilidade em sua composição. Também é fundamental ter uma área disponível para construir as estações e, acima tudo, ter o cuidado ao contratar uma empresa que tenha todos os requisitos para executar o trabalho. Recursos físicos e financeiros precisam ser pensados, assim como a natureza do efluente produzido pela indústria.
A estação de tratamento Offsite
Essa é considerada um ótima opção para a empresa que não tem espaço disponível para a construir sua própria estação, tem baixa geração de efluentes ou que possuem resíduos com alta complexidade de tratamento e variabilidade em sua composição.
Nesse modelo de tratamento coleta-se os resíduos que são transportados para as estações Offsite, ou seja, na empresa credenciada e autorizada por órgãos competentes para realizar a execução de todo o processo de tratamento.
Quando a indústria resolver terceirizar todo esse processo de tratamento existem benefícios que tornam essa opção bem mais atraente, tais como: a segurança que a empresa credenciada oferece na execução do serviço, a não existência de geração custos com a construção de estação de tratamento própria e a certeza que todo o processo acontece dentro das normas de sustentabilidade e leis de proteção ambiental.
O certo é que, ao escolher o melhor processo de tratamento de efluentes para sua empresa, deve-se avaliar as vantagens e desvantagens que cada um dos processos oferece.
Ficou com alguma dúvida? Converse com nossos especialistas para definir qual a melhor opção para você!