Notícias

Julho de 2022 é tão seco quanto o de 2017

Gazeta Regional de Jaguariúna

"Jaguariúna está posicionada dentro de aquíferos. Você pode buscar água de fontes alternativas em poços profundos, por exemplo. Então assim é possível estimular outras fontes alternativas de água”, diz Diogo. “Dependendo do tipo de indústria e consumo de água, o reuso pode diminuir até 60% na conta”. Ou seja, o reuso gera economia e levanta a imagem distinta de uma empresa de sustentabilidade. 

CONFIRA

Entrevista Diogo Taranto - CBN VALE

CBN

“Quando olhamos para o Brasil mais de 16% da população não tem acesso a rede de água, em pontos críticos da região norte a tendência é aumentar. Já no Vale do Paraíba 100% das pessoas possuem cobertura de água”, afirmou Diogo. Optar pelo reúso de água e aumentar o investimento em infraestrutura são duas ações essenciais apontadas para lidar com a pouca chuva no estado de São Paulo – algo que precisa também ser estendido para o país. 

CONFIRA

Pensar efluentes e reuso de água é essencial frente às mudanças climáticas

Exame

"Os investimentos em grandes projetos de reúso ainda são exceção e permanecem à margem dos vultosos números, quando comparamos as centenas de bilhões estimados para o atingimento da meta de universalização do saneamento básico no Brasil até 2030. O grande desafio, portanto, é avançar com a integração da reutilização no portfólio nacional de abastecimento de água e no estímulo às indústrias. Este é próprio ao saneamento básico, que muitos não veem como tal, mas é fundamental para a saúde da população."

CONFIRA

Gestão de efluentes e reúso de água são ações essenciais frente às mudanças climáticas

Revista TAE

"O cenário de emissões de efluentes no País é turvo. Não temos um atlas completo, no âmbito privado, sobre o quanto empresas, indústrias, condomínios e centros comerciais descartam todos os dias, de forma irregular, milhões de litros dos mais diversos tipos de líquidos que causam impacto extremamente nocivo a rios, lagos, ao solo e aos lençóis freáticos." 

CONFIRA

Gestão da água é um assunto muito importante na agenda ambiental

Revista dos Condomínios

"Água é um bem muito precioso e que vai se tornar cada vez mais escasso em todo o planeta. O correto manejo desse recurso pode fazer toda a diferença para as comunidades. Dados oficiais são alarmantes: segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável, sendo que a agricultura consome na irrigação 73% da água. O restante vai para a indústria..." 

CONFIRA

ParkShopping Campo Grande investe em tecnologia para reduzir o consumo mensal de água

Jornal Dia a Dia

"Com o intuito de aumentar a eficiência da gestão de recursos hídricos, reduzir o volume de água nobre oriunda da concessionária pública, respeitar o meio ambiente e ainda atender a obrigações legais, o ParkShopping Campo Grande, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, firmou uma parceria com o Grupo Opersan para investimento e construção de um sistema de tratamento e reúso ..." 

CONFIRA

Impacto das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica

Revista TAE

"As mudanças climáticas afetam diretamente o futuro da água no nosso planeta, uma vez que o ciclo da água está diretamente ligado ao clima. As mudanças nos regimes de chuvas, associadas à ocorrência de evento hidrológicos extremos como inundações e secas, além do aumento significativo da demanda por água interferem na oferta de água." 

CONFIRA

ESG estimulará tratamento de efluentes em 2022, acredita empresa do setor

Máquinas e Equipamentos

"Com a pressão pela adoção de pautas ligadas a ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança – pela necessidade de investimentos capazes de mitigar os desafios causados pela crise hídrica, e com o apoio da cadeia industrial impulsionada pelo Marco do Saneamento, o ano de 2022 tende a trazer bons ventos para o setor. A previsão do Grupo Opersan é de atingir 10% de crescimento real, em relação a 2021." 

CONFIRA

Dia mundial da água: Data comemorativa chega aos 30 anos com necessidade de adaptação aos conceitos novos e soluções para problemas antigos

Revista Meio Ambiente Industrial

"Segundo dados do Grupo Opersan, está previsto que o ESG vai aquece o setor de gestão de água e efluentes em R$ 120 milhões este ano. A empresa, que atua no setor de reúso, dessalinização e tratamento de águas e efluentes no País, prevê esse volume por meio de projetos impulsionados pela crise hídrica e pela agenda ambiental que ganha força entre as indústrias." 

CONFIRA