As vantagens de terceirizar o tratamento de águas e efluentes da sua empresa

Tratamento OffSite

22 de Fevereiro de 2018

A terceirização é uma prática comum em empresas de grande, médio e pequenas empresas que consiste em transferir para parceiros as atividades que não fazem parte do negócio principal. Considerado um processo de gestão, a terceirização é uma prática essencial num mercado que investe cada vez mais esforços para conhecer melhor seus clientes e suas necessidades. Dessa maneira, algumas atividades secundárias ficam a cargo de empresas especializadas com o objetivo final de otimizar custos e permitir que a empresa se concentre mais em sua atuação principal. Tudo em busca de melhores desempenhos.    

No caso do tratamento de efluentes, a terceirização é uma opção atraente pois permite que todo o processo seja realizado por especialistas, dentro de  estações de tratamento de águas e efluentes especialmente desenvolvidas para a atividade. Com isso, as empresas geradoras podem focar seus esforços em suas atividades a fim de obter redução nos custos operacionais, fator primordial em momentos nos quais as indústrias visam minimizar perdas. Enquanto isso elas têm a garantia de que seus resíduos serão destinados adequadamente.

Principais vantagens da terceirização do tratamento de águas e efluentes: 

  1. Melhora na qualidade dos serviços prestados em virtude de profissionais mais bem treinados e capacitados.
  2. Flexibilidade na medida em que permite ajustar de forma mais eficiente o fornecimento/tratamento de água conforme a demanda.
  3. Permite à empresa ter uma gestão simplificada, já que ela não vai precisar controlar pagamentos, tributos e obrigações que incidem sobre a contratação direta de funcionários terceirizados.
  4. Redução dos custos trabalhistas, ao mesmo tempo em que preserva a mão de obra nas áreas produtivas da empresa.
  5. Know-how para determinar as melhores e mais efetivas rotas de tratamento.

Algumas empresas do segmento, como a Opersan, oferecem ainda a solução completa para a gestão dos efluentes, que vai da elaboração e construção de estações até a operação dos sistemas de tratamentos próprios ou dentro das empresas. 

Muitas empresas, entretanto, optam por terceirizar a gestão dos efluentes enviando para tratamento em empresas parceiras, o que chamamos de Tratamento de Efluentes OffSite, sobretudo quando: 

  1. Não há interesse em investir em estações de tratamento dentro da própria empresa.
  2. O volume de geração de efluentes e sua complexidade tornam a construção de estações dedicadas inviáveis.
  3. Dificuldade ou impossibilidade de espaço físico para construções de estações dedicadas.
  4. Falta de controle sobre a qualidade da prestação dos serviços prestados e gestão de documentações ambientais.
  5. Existe dificuldade para adequação às exigências para destinação correta final dos resíduos tratados.

Tenha cuidado na contratação do tratamento OffSite 

Embora a terceirização seja uma opção bastante atrativa para a minimização de perdas, principalmente em períodos de crise, é importante que se faça uma escolha adequada dos parceiros. Existem inúmeros riscos de se contratar uma empresa terceira não qualificada, que podem envolver autuações trabalhistas e multas. Nos casos de tratamento e descarte irregular de resíduos, a empresa geradora se torna corresponsável pelo passivo ambiental, podendo responder por crimes ambientais com medidas judiciais. Por isso, é importante se atentar a alguns fatores importantes, como: 

  1. Se a alternativa de destinação cumpre com todas as obrigações trabalhistas;
  2. Possui as devidas licenças de operação;
  3. Conta com boa saúde financeira;
  4. É reconhecida no mercado e possui rígidos valores éticos e sociais;
  5. Certifica os clientes de que seus resíduos foram tratados e destinados de maneira correta;
  6. Buscar referências da empresa no mercado ou junto aos órgãos ambientais.

O Grupo Opersan é especializado em soluções integradas e eficientes para seus clientes, que vão desde a elaboração de projetos, construção e operação de sistemas de tratamento de águas até as operações com efluentes.

 Imagem: Opersan Jundiaí

Guia Opersan onsite ou offsite

COMENTÁRIOS

Resultado da busca