Minimizar a escassez de água é desafio no século 21

Como Preservar o Meio Ambiente Reaproveitamento de água Análise de Água Escassez de água

17 de Setembro de 2013

Setenta por cento da Terra é composta por água, mesmo assim a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que em 2050 aproximadamente 4 bilhões de pessoas devem sofrer com a falta de água. O que explica a previsão é o desperdício, o descaso e a contaminação da água doce, que corresponde a apenas 2,493% de toda água do planeta. 

O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo, com 12% de toda a água potável no mundo, o rio Amazonas, que é de maior volume, um dos principais aquíferos subterrâneos e excelentes índices de chuva. No entanto, a distribuição desse recurso é bastante desigual: cerca de 70% da reserva brasileira de água está no Norte, onde vivem menos de 10% da população. Enquanto um morador de Roraima tem acesso a 1,8 milhão de litros de água por ano, quem vive no semi-árido e nas grandes capitais sofre com a falta de água. A poluição das indústrias e do esgoto residencial reduz o volume disponível para o uso.

O país chega a desperdiçar 70% da água, no qual o consumo por pessoa consegue chegar a mais de 200 litros/dia, mais de 100 litros do que é recomendado pela ONU.

A qualidade também deixa a desejar. Para efeitos comparativos, enquanto a União Europeia permite no máximo até cinco agrotóxicos na água potável, no Brasil a água pode conter 22 tipos de agrotóxicos, 13 metais pesados, 13 solventes e seis de desinfetantes para ser consumida.

Mas além do consumo humano, onde tanta água é usada? Tudo o que é fabricado utiliza água, veja:

linha de produção1 quilo de aço consome 600 litros de água;

1 litro de cerveja precisa de três a quatro litros de água;

1 folha de papel sulfite gasta 380 litros;

1 carro para ser produzido precisa de 5.600 litros;

1 computador usa 1.500 litros de água para ser feito.

É por isso que as empresas e indústrias devem primar cada vez mais pela qualidade e tratamento da água, além do reúso. Já abordamos esses assuntos em outros artigos, confira:

Empresas podem obter incentivos fiscais através do tratamento adequado

Conheça os vários tipos de reúso de água

 

Consumo humano

O corpo humano é composto por 70% a 75% de água. A quantidade de consumo é de aproximadamente dois litros por dia e ela também está presente nos alimentos como frutas, carnes, verduras, sopas, etc.

Mas como já comentamos, o ser humano usa a água em toda atividade, por isso mudar alguns hábitos pode ajudar a evitar o desperdício. Ao escovar os dentes ou lavar a louça evite deixar a torneira aberta o tempo todo. Não tome banhos longos e feche a torneira ao se ensaboar. Limpe a calçada com a vassoura e não com mangueiras e lave o carro apenas uma vez por mês com um balde e um pano.

 

Evite o desperdício:

torneira - cópiaUm banho de 15 minutos consome 144 litros de água;

Lavar a calçada por 15 minutos gasta 280 litros de água;

Lavar o carro por meia hora pode consumir de 215 litros a 560 litros;

Lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos consome 243 litros de água.

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca