Cidades Sustentáveis 15 de Setembro de 2015

Você já ouviu falar em Cidades Sustentáveis?

São chamadas assim as cidades que adotam uma série de práticas eficientes que são totalmente voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e, principalmente, a preservação do meio ambiente. Para atingir os objetivos, são feitas medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos e o gerenciamento do solo.

Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água e energia, e que usem cada vez mais fontes de energias renováveis. Essas cidades costumam ser muito bem planejadas, e atualmente existem várias no Brasil e no mundo que adotam essas práticas.

Curitiba

No Brasil, a maior representante das cidades sustentáveis é a cidade de Curitiba. Conhecida como a capital ecológica do país, suas áreas de cobertura vegetal tiveram um aumento considerável, passando de 18% para 26% nos últimos 10 anos. A cidade conta com um índice de área verde de 64,5m³ por pessoa, esse número é um dos mais altos entre as capitais brasileiras. Sem contar que a capital paranaense é exemplo em soluções de urbanismo e transporte urbano.

Reykjavík (Islândia)

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo, toda a energia utilizada na cidade é produzida por hidrelétricas e usinas geotermais. O sistema de transporte urbano opera com ônibus “verdes” que utilizam hidrogênio como combustível. Sem contar que o ar por lá é considerado tão puro que atrai turistas de diversas partes interessados em conhecer o programa de sustentabilidade da cidade.

Vancouver (Canadá)

A cidade que foi sede das Olímpiadas de Inverno em 2010 adotou a sustentabilidade como lema e o levou a sério: as medalhas entregues aos atletas foram feitas de restos de metais que seriam jogados fora. Mas esse lema já vinha sendo adotado pela cidade há muito tempo, 90% da energia da cidade é produzida por meio de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas

No Brasil o Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa oferece uma série de ferramentas, como uma agenda para a sustentabilidade das cidades, que aborda as diferentes áreas da gestão pública, indicadores e casos de boas práticas com referências nacionais e internacionais.

CTA_facebook

COMENTÁRIOS

Resultado da busca