Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado para incentivar a sensibilização e a criação de iniciativas a favor da preservação do meio ambiente.

A cada ano um país e um tema são definidos, o Canadá foi escolhido para ser o pais sede e escolheu o tema “CONECTANDO PESSOAS À NATUREZA”, para ser o foco das comemorações em todo o mundo.

As Nações Unidas para o Meio Ambiente convidam os cidadãos a comemorarem o dia de diferentes maneiras, começando por sair de casa, estar na natureza e compartilhar as fotos de lugares especiais e únicos para cada um, com as hastags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #EstouComANatureza.

Preservar o meio ambiente é mais simples do que parece, basta ter disposição para a mudança.

E a sua empresa, o que tem feito para a PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?

O primeiro passo é estabelecer compromissos e engajar os funcionários nesse movimento. Eles mesmos podem participar com sugestões para tornar o dia a dia mais sustentável, através de ações para diminuir o desperdício durante as atividades, incentivar a reciclagem e a reutilização, racionalizar os recursos naturais e energéticos e a disposição adequada dos resíduos gerados.

Recicle:  fazer o descarte correto do lixo reciclável e a compostagem de resíduos orgânicos. A empresa pode fazer parceria com cooperativas de reciclagem e até produzir seu próprio adubo orgânico. Outros materiais presentes no nosso dia a dia e que podem ser reciclados são pilhas e baterias, quando não recicladas intoxicam o solo, rios, vegetais e animais.

Gestão de Resíduos: reduzir a geração de resíduos diminui o impacto ao meio ambiente e o uso de novos recursos naturais, contribuindo ainda com a redução de custos.

Invista no transporte coletivo: incentive a criação da carona solidária. Dependendo da localização da empresa, a bicicleta também pode ser uma alternativa. Reuniões que podem ser feitas por telefone ou internet diminuem o consumo com o veículo.

Utilize menos papel: Incentive os funcionários a imprimir menos e a economizar papel, utilizando os dois lados da folha e fazendo blocos de anotações com papéis usados, sempre que possível mantenha arquivos virtuais.

Compartilhe o material do escritório: Seja seletivo na compra do material, já existem opções como papel reciclado e lápis de madeira certificada, que são produzidos para redução do impacto ambiental.

Troque as lâmpadas: Lâmpadas compactas fluorescentes duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia. Depois de usadas, as lâmpadas podem ser recicladas. Empresas que utilizam iluminação natural reduzem o consumo de energia, e contribui para a preservação do meio ambiente.

Evite o desperdício de água: Mantenha em dia a manutenção do sistema hidráulico para evitar vazamentos. Invista em acessórios que gastam menos água que os aparelhos comuns, para reduzir o consumo.

Procure empresas que reciclam esses e outros materiais em sua cidade e contribua para a preservação do meio ambiente. Uma simples atitude pode ajudar a salvar o planeta.

 

Fontes: Nações Unidas Brasil

Tags: Legislação Ambiental, Compostagem Orgânica, Tratamento de Efluentes