Entenda a importância de contratar uma empresa terceirizada que possua seguro ambiental e operacional

Seguro ambiental e operacional

18 de Dezembro de 2019

Cada vez mais, a sociedade e o mercado esperam uma postura sustentável das empresas e seus gestores. Isso impacta diretamente nas demandas legais a serem realizadas. Nesse aspecto, contar com um seguro ambiental e operacional deve ser uma das estratégias.

Está em trâmitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10494/2018, que pode instituir o seguro mínimo ambiental.  Porém, o assunto ainda é pouco abordado em muitas empresas, algumas não tendo nem conhecimento sobre o que é e como funciona este tipo de seguro, não dando assim a devida importância nem se apropriando das vantagens que o mesmo proporciona.

O que é o seguro operacional e ambiental

O seguro ambiental visa proteger empresas e indústrias em relação a passivos ambientais que possam causar prejuízos para segurados e terceiros. Funciona como uma espécie de apólice que pode ser contratada por pessoas jurídicas que, de alguma forma, durante seus processos produtivos geram riscos a danos ambientais.  

Além disso, organizações que manipulam poluentes de outras empresas ou causam contaminação do solo em suas instalações, também podem se beneficiar da solução.

Importância do seguro para os negócios

Mais do que uma vantagem, o seguro ambiental e operacional deve ser visto como um ativo de grande importância para as organizações. Afinal, traz segurança em relação à seriedade do fornecedor e evita passivos ambientais que possam gerar corresponsabilidade. Veja outras vantagens:

  • protege os negócios contra a aplicação de sanções legais, já que não é possível contratar o seguro se não houver conformidade com os critérios estabelecidos na legislação brasileira; 
  • contribui com a proteção ambiental e cumprimento da legislação, pois o parceiro contratado está alinhado a todos os conceitos técnicos relacionados à poluição do meio ambiente previstos em lei;
  • auxilia na mensuração de vulnerabilidades relacionadas a passivos ambientais em casos de aquisição ou fusão;
  • define soluções para atender as necessidades de gestão de risco;
  • promove o suporte por especialistas;
  • gera prevenção de perdas.

Tudo isso contribui para um cotidiano corporativo sem surpresas desagradáveis ou prejuízos inesperados que possam comprometer a operação. 

Como o seguro impacta no dia a dia das empresas

O seguro ambiental e operacional traz mais segurança ao dia a dia das empresas. A partir de uma possível indenização, por exemplo, é possível cobrir os custos com remediações e manutenções necessárias nos casos de danos ambientais. 

Entre as coberturas oferecidas e que podem auxiliar os negócios a minimizarem perdas estão:

  • cobertura de danos pessoais e materiais, dentro ou fora da empresa;
  • limpeza e isolamento do local prejudicado e seu entorno;
  • responsabilidade no descarte de resíduos;
  • remediação de danos ambientais;
  • cobertura de lucros cessantes, tanto para o segurado quanto para terceiros.

Nesse caso, vale verificar quais são as coberturas excluídas. Entre elas estão condições pré existentes, ações dolosas, danos por amianto e multas provenientes de não conformidade com a lei. 

Por que considerá-lo na hora de contratar um fornecedor

Contratar um fornecedor que garanta segurança ambiental, operacional e jurídica em suas atividades por meio do seguro garante a confiabilidade nos serviços prestados. Além disso, a empresa evita imprevistos, prejuízos, paralisações e até mesmo interrupção das atividades.

O Grupo Opersan, especialista no tratamento de águas e efluentes, também conta com o seguro operacional em suas unidades e ambiental nas suas atividades. A empresa possui um rígido monitoramento realizado pela equipe de QSSMA (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), seguindo procedimentos e ações de conscientização, com o objetivo de evitar acidentes.

Guia Opersan onsite ou offsite

COMENTÁRIOS

Resultado da busca