Limpezas técnicas industriais: saiba as vantagens e benefícios desse processo

Limpeza Técnica Limpeza de Tanques Limpeza de tubulações

6 de Outubro de 2021

Empresas que usufruem de estações de tratamento de efluentes, tanques, reservatórios, tubulações, espaços confinados ou em alturas, entre outras estruturas de difícil acesso, devem estar atentas a realização de limpezas técnicas industriais, já que ausência de manutenção adequada pode apresentar falhas em equipamentos, vazamentos, entupimentos e acúmulos de resíduos que podem acarretar  interrupções na operação das empresas.

A programação das limpezas evita que os danos ocasionados por falta de remoção de resíduos que se acumulam no decorrer dos processos e possíveis entupimentos parem o ciclo produtivo por um tempo maior do que o planejado.

Além disso, quando não há a limpeza técnica nos reservatórios, tanques e outros sistemas, substâncias nocivas podem se acumular, tendo potencial de gerar diversos problemas. Desse modo, é fundamental que as organizações adotem um programa de limpezas técnicas que seja capaz de remover sedimentos acumulados, evitando possíveis contaminações e mantendo a qualidade dos equipamentos e produtos armazenados.

Leia mais em:

Tipos de limpezas técnicas industriais

As limpezas técnicas devem ser realizadas segundo a rotina de cada indústria. Para isso, as empresas especializadas realizam um levantamento completo de procedimentos, materiais e equipamentos necessários. Entre os tipos de limpeza estão:

hidrojateamento, voltado para remoção de incrustações, desentupimentos e retirada de resíduos líquidos, pastosos e outros sedimentos comuns em ambientes industriais;

limpeza de espaço confinado ou em altura, realizada em locais de difícil acesso como tanques, reservatórios subterrâneos ou em alturas;

super vácuo e roots, feita por caminhões especiais com grande capacidade de sucção para limpezas em grandes distâncias e profundidades.

A limpeza técnica de estação de tratamento deve ser feita de forma periódica, pois permite que os processos de tratamento sejam sempre eficientes, assim como o fluxo produtivo. 

Benefícios das limpezas técnicas industriais

Ao adotar procedimentos de limpeza técnica, que deve ser realizada de forma periódica e preventiva por profissionais qualificados, as organizações obtêm uma série de vantagens. Veja a seguir algumas delas:

segurança, já que os serviços são segurados com coberturas de emergência, liberando a indústria de quaisquer responsabilidades civis;

minimização de custos imprevistos, pois os processos de limpeza técnica de tanques e outros componentes são realizados de forma planejada;

atendimento a legislação vigente, como a Resolução 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA);

fluxo produtivo sem paradas inesperadas, evitando que danos causados por falta de remoção de resíduos acumulados no decorrer dos processos parem a produção.

Para que os serviços sejam cumpridos com êxito, as soluções devem contar com tecnologia adequada e equipes capacitadas para que ocorram de forma segura. Cada profissional envolvido deve receber treinamentos frequentes e utilizar equipamentos de proteção individual apropriados.

New Call-to-action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca