O que são indicadores de desempenho ambiental?

indicadores de desempenho ambiental

6 de Março de 2018

 Os indicadores são ferramentas que sintetizam informações sobre determinado assunto. Quando falamos em indicadores de uma empresa, por exemplo, essas métricas permitem que as empresas monitorem processos e avaliem seus desempenhos, buscando, assim, evoluir em aspectos relevantes para seu negócio. 

Quando nos referimos aos indicadores de desempenho ambiental, falamos de medir os efeitos das técnicas e processos empregados pela organização que dizem respeito a sua performance ambiental. Essa ferramenta propicia a avaliação das práticas adotadas referentes às políticas ambientais. Além disso, permite comunicar o desempenho às partes interessadas de uma empresa como clientes, parceiro e colaboradores.    

Exemplos de indicadores de desempenho ambiental 

O impacto ambiental da atividade de uma empresa pode ser mensurado, por exemplo, por meio de indicadores como geração de resíduos sólidos ou líquidos (toneladas ou m³) e a emissão de gases de efeito estufa por unidade produzida ao longo de determinado período. 

A Norma ISO 14031 regulamenta toda a avaliação de desempenho e mostra a relação de possíveis indicadores, que abrange organizações de diversos portes e seus níveis de complexidade. Essa norma leva em consideração os indicadores relevantes para seu tipo de atividade. 

Dessa forma, os indicadores de desempenho ambiental da indústria devem ser formulados considerando os diversos aspectos da relação de dependência e interferência. Na construção desses indicadores, pode-se ponderar variáveis com dados da própria dinâmica industrial, que dizem respeito à quantidade ou valor de sua produção, quantidade de mão-de-obra, valor agregado, entre outros.A análise dessas relações possibilita realizar avaliações não só de desempenho ambiental mas também de produtividade e competitividade. 

A importância dos indicadores de desempenho ambiental 

A coleta destes indicadores cumpre diferentes papéis, porém, isso varia de acordo com o setor da empresa. É comum que muitas empresas usem essas métricas para garantir sua conformidade com as normas e regulações do setor. Os efluentes gerados pelo setor industrial, por exemplo, devem seguir uma série de normas para sua correta disposição em corpos d’água. 

Uma empresa que se preocupa em medir seu desempenho ambiental tem a capacidade de avaliar sua performance relacionada a sua política ambiental e consegue medir todos os benefícios e objetivos relacionados a área. A partir daí é possível identificar previamente tanto as oportunidades, como também os riscos que a empresa pode assumir. Essa postura melhora o processo de tomada de decisão e reduz eventuais erros de operação que podem ser prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a própria empresa. 

Leia também: Normas pertinentes para o tratamento de efluentes

 

Guia Solicitação de CADRI

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca