Efluentes das indústrias químicas: as vantagens da terceirização do tratamento

Tratamento de Efluentes Indústria química

9 de Setembro de 2021

A indústria química, formada por produtos de uso industrial e de uso final, apresentava em 2020 um faturamento estimado em US$ 101,7 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Com toda essa diversidade de produtos, esse setor gera variados tipos de efluentes que demandam uma análise específica e apurada de sua composição para a determinação do método mais efetivo para o seu tratamento e descarte de forma a preservar os corpos d'água e o meio ambiente.

Assim, a contratação de uma empresa terceirizada com know-how e estrutura técnica especializada no tratamento de efluentes para a indústria química se apresenta como uma solução que resulta em inúmeros benefícios para a sua empresa. Confira a seguir.

Vantagens da terceirização do tratamento de efluentes das indústrias químicas

  • Otimização operacional com previsibilidade

Mais do que a simples contratação de um parceiro para realizar o tratamento de efluentes, sua empresa contará com os serviços de especialistas que irão analisar também a sua estrutura produtiva, equipamentos, processos e volume de efluentes gerados. Com isso, você poderá realizar modificações em processos de forma que, eventualmente, não só reduza o volume de efluentes gerados como também aumente a sua produtividade com a otimização operacional. Outro benefício é que este estudo permitirá estimar com mais precisão e previsibilidade a performance da sua organização, favorecendo a tomada de decisões mais assertivas e precisas.

  • Gestão simplificada com o apoio nas documentações necessárias

Ter um parceiro que possua conhecimento mais profundo sobre a legislação ambiental, as documentações necessárias e as leis atualizadas, auxilia e muito na simplificação da gestão, não havendo necessidade de destacar funcionários ou gerentes para a pesquisa e levantamento destas informações. As empresas neste setor já são especialistas e atualizam-se sobre novas regras em uma velocidade que normalmente os departamentos que integram a área ambiental dentro de organizações não acompanham.

Além disso, sua empresa contará com todo o suporte para a solicitação de documentos ambientais, obtenção de laudos acreditados INMETRO e autorização para descartes de forma adequada e dentro da lei.

  • Redução de custos

Ao optar pela terceirização, as indústrias já começam a ganhar com a redução de custos de diversas maneiras, incluindo investimentos trabalhistas com a contratação de mais funcionários para o acompanhamento de todos os trâmites burocráticos relativos aos alvarás e licenças referente ao tratamento de efluentes, e também em horas-extras necessárias, caso a empresa opte por destacar um colaborador já presente no quadro com outras atribuições ou até mesmo nos investimentos em infraestrutura interna necessária para o tratamento dentro da empresa. 

Isso porque, na modalidade OffSite, a terceirizada se encarrega da retirada, tratamento e descarte dos efluentes em uma estrutura própria.

  • Preservação do meio ambiente

A contratação de um parceiro adequado com experiência no tratamento e descarte de efluentes da indústrias químicas seguindo os parâmetros estabelecidos pelas leis ambientais e que visa preservar o meio ambiente; colabora para a operação da empresa de forma ecologicamente responsável. Uma questão importante e cada vez mais em pauta na sociedade.

  • Imagem institucional

Conforme citado acima, pela questão ecológica de preservação do meio ambiente ser acompanhada com atenção por toda a sociedade, o correto tratamento de efluentes de uma indústria que trabalha com tantos componentes e elementos químicos diversificados, contribui para a valorização e diferenciação da imagem da empresa perante aos seus públicos de interesse

  • Foco no core business

Em um mercado cada vez mais competitivo, poder centrar as atenções, recursos e equipe de funcionários no core business da empresa é uma decisão de gestão que tende a favorecer o crescimento do próprio empreendimento em seu mercado.

Ao deixar um aspecto operacional técnico, como o tratamento de efluentes e resíduos, a cargo de um parceiro especializado, a empresa aumenta a sua segurança quanto ao atendimento de todas as obrigações legais e ainda direciona seus recursos financeiros e técnicos para o seu ramo de atuação principal.

  • Proteção contra multas e paralisações

Imagine o prejuízo financeiro e para a imagem da sua empresa, caso ela receba multas pelo descumprimento das leis ambientais referentes ao tratamento de efluentes e descarte. 

Agora imagine uma consequência ainda pior que está prevista nessas leis: a possibilidade de paralisação de todas as atividades da empresa até a adequação de seus processos de modo a seguir as determinações da legislação.

Sendo assim, a terceirização é a forma mais segura para a operação eficiente da sua empresa.

O Grupo Opersan possui experiência no tratamento de efluentes das indústrias químicas

O Grupo Opersan conta com mais de 30 anos de experiência oferecendo soluções para o tratamento de efluentes e resíduos sólidos das indústrias químicas.

Com mais de 1.000 clientes ativos, mais de 80 operações de tratamento OnSite e 6 unidades de tratamento Offsite, nosso escopo conta com soluções completas para a estocagem, transporte e tratamento de efluentes, além de suporte na solicitação de licenças e certificados de destinação, entre outras documentações necessárias para sua empresa poder operar com segurança e dentro da lei.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra uma solução sob medida para a sua empresa.

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca