Tratamento de efluentes OffSite: Solução para empresas que não comportam a infraestrutura de uma ETE 8 de Maio de 2019

[Imagem: CTO Camaçari]

Além de todos os desafios do segmento industrial e desenvolvimento urbano, as indústrias e os empreendimentos comerciais precisam dedicar uma grande atenção aos procedimentos relacionados aos efluentes originados por suas atividades. Neste sentido, as empresas são obrigadas a realizarem o tratamento de forma segura e adequada, a fim de evitar problemas ambientais ocasionados por contaminação no meio ambiente.

Para empresas que não suportam os requisitos que um tratamento de efluentes OnSite exige, a modalidade de tratamento OffSite se adequa perfeitamente. Nesta opção, o prestador de serviços ambientais se encarrega de coletar, transportar, tratar e destinar os efluentes tratados, enquanto a empresa geradora paga pelo serviço sem investir em uma estrutura própria. É a melhor solução para casos como:

  1. Efluentes de alta complexidade: quando a natureza dos efluentes requer uma estrutura muito avançada de tratamento, em geral, é recomendável realizar o tratamento externamente, pois os custos para montagem da estação própria podem ser muito altos, tornando o tratamento OffSite um modelo mais viável;  
  2. Limitação física: espaço físico pode ser um problema para algumas empresas, que não conseguem criar uma estrutura que comporte todo o volume que precisa ser tratado, levando a geradora a requerer apoio externo;  
  3. Serviços temporários: mesmo quando a estação OnSite atende bem a empresa geradora dos resíduos, ainda há casos em que ela pode precisar de tratamento externo, como situações de manutenção ou panes de sistema que paralisem a estação. Há também casos em que a documentação da empresa junto aos órgãos ambientais não são liberadas à tempo, impedindo temporariamente o trabalho OnSite;  
  4. Limitações para a destinação: em alguns casos, mesmo quando o tratamento é efetivo, há dificuldades em destinar os efluentes tratados de acordo com as normas ambientais, fazendo com que a transferência do trabalho para um especialista externo seja a melhor opção.

O procedimento deverá ser realizado por uma empresa que garanta segurança ambiental, operacional e jurídica, tendo em vista a responsabilidade compartilhada envolvendo todo o trâmite do tratamento OffSite. Isso porque a legislação ambiental brasileira assegura a qualidade ambiental e prevê mecanismos para inibir, evitar e, caso não seja possível prevenir, responsabilizar os poluidores à reparação de danos causados pelo descarte inadequado de resíduos.

A Política Nacional do Meio Ambiente, em vigor desde 1981, e Política Nacional de Resíduos Sólidos, editada em 02 de agosto de 2010, preveem a responsabilização solidária e compartilhada de poluidores diretos (geradores) e indiretos (empresas terceirizadas) por danos ambientais decorrentes da disposição desses resíduos.  

Etapas do tratamento de efluentes OffSite

Tendo em vista o procedimento correto de contratação, apresentamos as etapas do tratamento de efluentes OffSite:

  1. Geração: As atividades industriais têm como consequência a geração de efluentes que devem ser caracterizados e quantificados antes de seu tratamento ou disposição final. Caso não possam ser tratados de forma dedicada in loco, devem ser transportados para empresas especializadas. Porém, antes disso, é preciso armazená-los adequadamente.
  2. O armazenamento adequado soluciona questões ambientais, otimiza as operações e ainda reduz custos, uma vez que a coleta e transporte são realizados após o acúmulo do efluente, diminuindo o número de viagens de destinação para tratamento. Utiliza-se lagoas, tanques, caixas separadoras,  tambores , bombonas, contêineres, IBC's, fossas sépticas, poços de inspeção ou de captação, entre outros locais. É importante destacar que o local onde é realizada a coleta, deve comportar a entrada de caminhões de diversos tipos e tamanhos;
  3. Tão importante quanto os passos anteriores, a coleta e transporte é feita para a remoção do efluente do local armazenado para a destinação final onde será realizado o tratamento. Nos casos de efluentes classe I, o gerador ou expedidor deverá fornecer ao transportador informações sobre a carga devidamente rotulada, etiquetada e marcada, a ficha de emergência, nota fiscal do produto com as descrições exigidas, envelope para transporte, acondicionamento adequado do resíduo a ser transportado, informar os cuidados no transporte e no manuseio e realizar checklist de despacho (veículo, documentação e condições da carga no veículo). Neste link disponibilizamos um KIT com as documentações para o transporte de resíduos perigosos.
  4. O tratamento deve ocorrer em estações operadas por empresas especializadas e focadas na solução offsite. Essas unidades deverão absorver variações físicas, químicas e biológicas dos efluentes. Para garantir que o processo de contratação do parceiro responsável pelo tratamento de seus efluentes seja assertivo, é necessário checar critérios técnicos importantes como:
  1. Segurança operacional e ambiental;
  2. Qualidade dos processos;
  3. Meio ambiente;
  4. Conduta ética e responsável.

Temos um material que apresenta em detalhes todos os itens de cada critério acima. Acesse aqui!

Benefícios da modalidade

Após encontrar o parceiro que atenda às suas demandas e exigências, sua empresa já poderá usufruir dos benefícios da contratação do serviços, os quais incluem:

  • Dispensa da necessidade de se construir, operar e manter de uma ETE, colaborando com a redução de custos e riscos operacionais, trabalhistas e ambientais;
  • Gestão simplificada do tratamento dos efluentes;
  • Uso da expertise de uma empresa que detém o conhecimento e a experiência necessária para determinar as melhores e mais eficazes formas de tratamento para seus efluentes.
  • Foco no próprio negócio, pois os processos de coleta, transporte, tratamento e monitoramento dos efluentes são realizados pela empresa contratada;
  • Auxílio na obtenção de certificações, e;
  • Governança pelo meio ambiente e projetos sustentáveis.

Para saber mais sobre como o tratamento de efluentes OffSite pode colaborar para a melhoria das atividades da sua empresa, entre em contato conosco.

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca