Os benefícios da modalidade OffSite para tratamento de efluentes das indústrias farmacêuticas

Tratamento de Efluentes Tratamento de efluentes OffSite Indústria Farmacêutica

19 de Janeiro de 2022

Mesmo em meio a pandemia que afetou negativamente o desempenho de diversas indústrias, o crescimento do segmento farmacêutico se fez presente e, para o ano que se inicia, a expectativa é que o setor avance ainda mais, apresentando um acréscimo de 10,68% no mercado institucional, segundo a pesquisa de benchmarking realizada anualmente pelo Sindusfarma (Sindicato das Indústrias Farmacêuticas).

Embora tenha um aspecto positivo, este crescimento traz consigo também uma maior preocupação ecológica com a expansão do volume de resíduos e de efluentes que inexoravelmente serão gerados no aumento da produção.

Pela natureza de suas operações, as indústrias farmacêuticas podem gerar um grande volume de resíduos advindos da devolução e recolhimento de medicamentos, do descarte de remédios rejeitados pela controladoria de qualidade e até mesmo das embalagens que transportam insumos e matérias-primas para a fabricação que exigem cuidados especiais.

A destinação final destes materiais envolve técnicas adequadas para descarte que visem a preservação da natureza e a proteção da vida humana. Tendo em vista os riscos em potencial e as diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos descartados ou rejeitados, a indústria farmacêutica deve atender às condições específicas presentes nas leis direcionadas à prática, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Resolução CONAMA Nº 430/2011, entre outras diretrizes.

Para atender a todos os rigorosos requisitos que essas normas impõem e ainda otimizar as atividades produtivas privilegiando a eficiência na gestão das operações, uma das alternativas disponíveis para as farmacêuticas é a modalidade OffSite.

Esse tipo de tratamento é direcionado principalmente para organizações que possuem limitação física de espaço para a criação de uma estrutura in loco; ou mesmo devido ao grau de complexidade do efluente que exigiria a construção de estações próprias inviáveis economicamente.

Como funciona a modalidade OffSite para o tratamento de efluentes das indústrias farmacêuticas

Neste modelo de negócio, os resíduos são encaminhados para o tratamento externo em unidades mantidas e operadas por empresas especializadas que são responsáveis não só pela infraestrutura física, mas também pelo gerenciamento dos processos e a destinação mais adequada para cada tipo de resíduo e efluente gerado.

Após ser coletado e transportado para as centrais de tratamento, o parceiro terceirizado coleta amostras do material que segue para análise em laboratório, onde será determinado qual o processo de tratamento mais adequado para o tipo específico de resíduo recebido.

Na sequência, os resíduos são tratados nas unidades próprias do parceiro que fica responsável também pela destinação final à rede coletora ou encaminhamento para corpos hídricos, sempre obedecendo todos os parâmetros da legislação.

Tipos de tratamentos da modalidade OffSite para as indústrias farmacêuticas

O tratamento OffSite pode ocorrer através de alguns métodos que, conforme já citado, é definido após análise da amostra em um laboratório acreditado ISO/IEC 17025. 

As opções existentes são:

Tratamento físico-químico

Recomendado para água contaminada com óleos ou metais pesados, soluções ácidas ou alcalinas pois neste tipo de tratamento, os elementos contaminantes são separados e fracionados liberando assim água limpa para o despejo seguro.

Tratamento biológico

O mais indicado para efluentes classe II com baixo risco de contaminação tendo como tipos ideais para este tratamento as caixas de gordura, fossas sépticas, chorume e efluentes biodegradáveis.

Termocompressão à vácuo

Neste processo ocorre a destilação dos efluentes que sofreram contaminação por sulfetos, óleos e graxas, metais pesados e que apresentam altas cargas de DBO e DQO.

     Leia mais

Os benefícios da modalidade OffSite para o tratamento de efluentes das indústrias farmacêuticas

Independente do tipo de tratamento OffSite a ser adotado para os efluentes farmacêuticos, a modalidade em si oferece alguns benefícios significativos para empresas que o adotam, como:

Atendimento à legislação: no tratamento OffSite há a redução dos riscos de multas ou paralisações em decorrência do descumprimento dos requisitos exigidos pela legislação ambiental. Isso porque, quando contratado um parceiro eficiente, os processos de coleta, transporte, tratamento e monitoramento dos efluentes serão realizados considerando as indicações vigentes na lei.

Gestão simplificada do tratamento dos efluentes: a empresa terceirizada fica responsável por todo o processo, inclusive com o apoio em documentações e certificações, abrindo espaço para que a equipe interna possa se concentrar nas atividades principais da empresa.

Redução de custos (CAPEX): o envio de efluentes para estações terceirizadas evita a necessidade de investimentos na construção, operação e manutenção de uma ETE própria.

Experiência e conhecimento: um parceiro experiente será capaz de determinar as melhores e mais efetivas formas de tratamento para os efluentes específicos da indústria.

Garantia e comprovação da destinação correta: após o tratamento, a empresa especializada deve emitir o CDF (Certificado de Destinação Final), documento que comprova a eficiência do tipo de tratamento ou da destinação final ambientalmente adequada para o resíduo.

Benefícios operacionais: a empresa ganha em agilidade e foco ao poder centrar seus esforços e atenções no Core Business. Além disso, uma gestão adequada mantém as operações em dia, evitando paradas indesejadas por acúmulo de resíduos.

Incentivos ambientais (ESG): uma organização que adota práticas de responsabilidade Ambiental, Social e de Governança, visando a diminuição dos impactos negativos sobre o meio ambiente, se destaca junto aos seus consumidores e parceiros, despertando ainda o interesse de potenciais investidores e acionistas.

Incentivos fiscais: além do atendimento à legislação e contribuição para o meio ambiente, quando o controle e acompanhamento da destinação dos resíduos é feito adequadamente, as empresas também podem ganhar financeiramente com a obtenção de incentivos fiscais como créditos de PIS e COFINS sobre os gastos com o tratamento.

       Leia mais

Como  o Grupo Opersan pode apoiar as indústrias farmacêuticas no tratamento de seus efluentes

A modalidade OffSite se prova uma excelente opção para a terceirização dos processos de tratamento de efluentes como os da indústria farmacêutica. No entanto, é essencial escolher uma empresa com experiência no tratamento de efluentes e resíduos para que todos os benefícios sejam, de fato, obtidos.

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Opersan atende empresas dos mais variados segmentos e portes que dependem de tratamento parcial ou total de efluentes fora de suas operações, seja por limitações estruturais e ambientais, ou que não planejam investir na construção de soluções próprias OnSite. A empresa possui uma gestão transparente, visando sempre o comprometimento com obrigações éticas e legais, e está certificada pelas ISO 9001 e ISO 14001.

Entre em contato com nossa equipe e tenha uma solução sob medida para as necessidades do seu negócio.

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca