5 técnicas que prometem tornar águas salinas em potáveis 13 de Novembro de 2014

Escassez de água: mesmo morando no Brasil, um dos países com este recurso natural em abundância, boa parte da população sofreu ou ainda sofre com o problema, seja pela ausência de sistema de captação e distribuição ou por conta da seca que assola o Sudeste do país. O controle do uso da água se torna um desafio cada vez maior, já que muitos países enfrentam a escassez de água para beber, satisfazer suas necessidades higiênicas ou produzir alimentos. Por isso, cada vez mais as políticas públicas precisam contemplar a questão do abastecimento de água.

De toda a água do planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é de água doce. Desses 2,5%, 68,9% estão congeladas nas calotas polares e cumes de montanhas, 29,9% estão no subsolo (em aquíferos), 0,9% em reservatórios como nuvens e vapor e, finalmente, 0,3% em rios e lagos dos quais a população mundial depende para sobreviver. Este motivo já é suficiente para que as águas salinas se tornem potáveis. Conheça agora 5 tecnologias que fazem a tarefa:

Osmose inversa

Técnica de dessalinização por uso de membrana. Apesar de desenvolvida em 1850, tornou-se conhecida a partir da década de 60. Ideal para águas usadas para fins secundários, pois nem todo o resultado é próprio para consumo. A técnica consiste em duas soluções salinas com diferentes concentrações separadas por uma membrana impermeável à água e impermeável ao soluto (sal), para que, assim, a água seja retirada de uma solução salina por meio de membrana semipermeável.

Destilação

É o método mais antigo e segue o princípio de aquecer a água salgada até que ela comece a evaporar, separando-se do sal. Por estar em coluna de destilação o vapor sobe e é resfriado, transformando-se em água potável.

Dessalinização

Processo físico-químico em que a água passa por dessalinizadores com osmose e membranas osmóticas sintéticas com corretivos em alta pressão que retiram todo o sal e outras substâncias.

Evaporação

A água salgada é colocada em um tanque com fundo preto e teto de vidro transparente para que a luz do sol incida e o calor a faça evaporar. O vapor passa por um resfriamento e se converte em líquido por condensação.

Congelamento

A técnica de congelamento para tornar a água do mar potável é baseada no fato de que a água salgada não se congela, porque seu ponto de solidificação é menor. Uma das formas de congelamento mais utilizadas atualmente é o processo de refrigeração secundário, onde um hidrocarboneto liquefeito entra em contato com a água salgada, que está numa temperatura maior que seu ponto de fusão. Assim, ela sofre evaporação e, ao retirar o calor da água, transforma-se em gelo. Esse gelo é, então, levado para uma unidade que separa o sal. Finalmente, o hidrocarboneto vaporizado é aquecido e posto em contato com o gelo lavado, que funde-se, e dá lugar à água desejada.

Países de ocupação urbana próxima ao mar, como os do Oriente Médio, as Ilhas do Caribe, do Mar Mediterrâneo e Pacífico se beneficiam muito dessas técnicas. Embora a tecnologia avance no sentido de buscar novas soluções, o ideal é que a sociedade priorize o uso racional da água a fim de proteger todo o meio ambiente.

E então, qual dessas técnicas chamou mais a sua atenção? Ainda tem alguma dúvida sobre a dessalinização da água? Deixe um comentário!

COMENTÁRIOS

Resultado da busca