Você já ouviu falar em Cidades Sustentáveis?
São chamadas assim as cidades que adotam uma série de práticas eficientes que são totalmente voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e, principalmente, a preservação do meio ambiente. Para atingir os objetivos, são feitas medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos e o gerenciamento do solo.
Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água e energia, e que usem cada vez mais fontes de energias renováveis. Essas cidades costumam ser muito bem planejadas, e atualmente existem várias no Brasil e no mundo que adotam essas práticas.
Curitiba
No Brasil, a maior representante das cidades sustentáveis é a cidade de Curitiba. Conhecida como a capital ecológica do país, suas áreas de cobertura vegetal tiveram um aumento considerável, passando de 18% para 26% nos últimos 10 anos. A cidade conta com um índice de área verde de 64,5m³ por pessoa, esse número é um dos mais altos entre as capitais brasileiras. Sem contar que a capital paranaense é exemplo em soluções de urbanismo e transporte urbano.
Reykjavík (Islândia)
A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo, toda a energia utilizada na cidade é produzida por hidrelétricas e usinas geotermais. O sistema de transporte urbano opera com ônibus “verdes” que utilizam hidrogênio como combustível. Sem contar que o ar por lá é considerado tão puro que atrai turistas de diversas partes interessados em conhecer o programa de sustentabilidade da cidade.
Vancouver (Canadá)
A cidade que foi sede das Olímpiadas de Inverno em 2010 adotou a sustentabilidade como lema e o levou a sério: as medalhas entregues aos atletas foram feitas de restos de metais que seriam jogados fora. Mas esse lema já vinha sendo adotado pela cidade há muito tempo, 90% da energia da cidade é produzida por meio de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas
No Brasil o Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa oferece uma série de ferramentas, como uma agenda para a sustentabilidade das cidades, que aborda as diferentes áreas da gestão pública, indicadores e casos de boas práticas com referências nacionais e internacionais.