Como realizar o descarte correto de resíduos Classe I e Classe II? 3 de Janeiro de 2017

Qualquer empresa geradora de efluentes pode optar pelo tratamento em estação  própria,  modalidade que chamamos de OnSite, ou buscar outros meios legais para a destinação correta como o tratamento, como a alternativa OffSite.


O que devo saber antes de descartar o resíduo?


Há algumas variáveis que definem o tipo de destinação que o resíduo deve ter. Você deve considerar:

  • Tipo de resíduo, classificação e quantidade;
  • Métodos e técnicas ambientalmente viáveis de tratamento ou disposição final;
  • Disponibilidade e custos dos métodos de tratamento ou disposição;

Leia nosso artigo sobre Resíduos Classe I ou Resíduos Classe II: Qual é a diferença?

 

Tratamento de Efluentes Offsite

Os efluentes são recolhidos nos clientes e transportados por caminhões até nossas centrais de tratamento Offsite (CTOs) localizadas em Jundiaí, Jandira, Indaiatuba, Rio de Janeiro, Blumenau ou Camaçari. Lá passam pelo tratamento físico-químico que remove óleos e graxas emulsionados, despejos com cromo hexavalente e despejos com metais pesados, além dos despejos com cianetos, fluoretos, sulfatos e sulfetos.

Entre os métodos de tratamento usados estão: a precipitação química, a quebra ácida, a oxidação e a redução. Em nossos laboratórios realizamos os testes de tratabilidade, a fim de garantir a maior eficiência no tratamento dos efluentes com um baixo custo para os clientes.

Saiba mais sobre o tratamento de resíduos Offsite clicando aqui.

Tratamento de efluentes Onsite

A Nova Opersan também oferece o tratamento de efluentes Onsite, que são soluções para tratamento de águas e efluentes nas empresas. Com cinco modelos diferentes de negócios, a Nova Opersan projeta, constrói e opera estações, podendo ainda adquirir e operar estações já existentes.

Saiba mais sobre as modalidades Onsite clicando aqui

Certificar-se que o parceiro para tratamento é confiável e está dando a destinação correta para o efluente. Com a responsabilidade compartilhada, a empresa receptora dos resíduos líquidos e o gerador precisam comprovar a destinação adequada dos efluentes. Há diversas empresas e consultorias que prestam esse tipo de serviço no mercado, mas não possuem recursos para o tratamento e, dependendo da qualidade do serviço, ainda podem gerar um passivo escondido. Por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher a prestadora de serviços ambientais: é preciso ter certeza de como é realizado o processo de tratamento.

CTA_facebook

COMENTÁRIOS

Resultado da busca