A indústria farmacêutica é um segmento de grande importância dedicado à pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de medicamentos, além de itens voltados à saúde e qualidade de vida da população em geral.
No Brasil, a indústria farmacêutica tem enorme contribuição na economia. Um levantamento realizado pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) projeta que o setor deve movimentar $175 bilhões até 2023. Em franco crescimento e impulsionado pela demanda durante a pandemia da COVID-19, o mercado farmacêutico é um dos setores que mais cresceu no país. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apontam que o segmento acumulou ganhos de 14,69% entre agosto de 2020 e o mesmo mês de 2021. O Brasil é, inclusive, o sétimo país no ranking de maior movimentação do segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
No entanto, este crescimento acentua uma preocupação com um fator inerente ao aumento da produção: a geração de resíduos industriais. Isso porque, os componentes farmacêuticos podem causar impactos ao meio ambiente, principalmente através do descarte irregular de águas residuais e disposição de outros resíduos de forma inadequada.
Assim como em outras industrias, a geração de resíduos costumam ser recorrentes através de atividades de produção dos medicamentos, matérias-primas ou produtos fora de especificação (controle de qualidade) e até mesmo perdas que acontecem no processo produtivo.
Estes resíduos podem apresentar características de inflamabilidade, toxicidade e corrosividade em decorrência de substâncias que carregam características ácidas, carcinogênicas, teratogênicas e mutagênicas. Dessa forma, as Boas Práticas de Fabricação instituídas pela RDC Nº 210 preconizam o tratamento dos efluentes líquidos e emissões gasosas antes do lançamento, bem como a destinação adequada dos resíduos sólidos.
Em função dessa e de outras regulamentações legais, é indispensável que as indústrias farmacêuticas sigam condições específicas que visem a gestão e destinação final correta e segura dos resíduos.
Como atender as exigências legais com o tratamento de resíduos e efluentes das indústrias farmacêuticas?
Uma das alternativas de destaque para o correto tratamento dos resíduos gerados na indústria farmacêutica é a modalidade OnSite, principalmente por reunir vantagens operacionais, econômicas e também ambientais, cabendo em casos de:
- Necessidade de terceirização do processo de tratamento, por falta de mão de obra qualificada ou por ter o objetivo de manter a equipe interna focada nas atividades principais da empresa;
- Empresas que utilizam água para atividades industriais, e necessitam de uma soluções de fornecimento de água industrial e potável a custos mais competitivos do que os ofertados pelas concessionárias públicas;
- Redução do consumo de água potável para fins menos nobres, uma vez que com a implantação de sistemas de reúso ou revamp de sistemas atuais tem-se a geração de um efluente tratado de melhor qualidade, podendo assim aplicar em outros setores da empresa;
- Preferência por manter o tratamento de efluente dentro da própria planta, seja por razões gerenciais ou operacionais.
O tratamento de efluentes OnSite pode ser ideal para as indústrias farmacêuticas
Diante dos riscos ambientais, da busca por alcançar uma reputação ambientalmente correta no mercado, e das multas e sanções que podem ocorrer pelo descumprimento da legislação, a escolha de uma opção de tratamento como a OnSite proporciona à empresa geradora operar sem riscos e com foco no seu negócio.
Dentro da modalidade existem diversas formas de atuação da prestadora de serviços que irão variar conforme as necessidades específicas de cada organização atendida, sendo elas:
BOT e BOO
Neste formato, o parceiro terceirizado dispõe de seu capital para desenvolver o projeto, implantar o sistema de tratamento e ainda prestar serviços de operação, manutenção, gestão, reposição de insumos químicos, descarte dos resíduos sólidos e análise química para o controle ambiental. A diferença entre estes dois formatos é que no caso do BOT ao final do contrato a planta é transferida ao cliente, enquanto no BOO a contratada permanece como proprietária.
Leia mais
AOT e AOO
Modalidades indicadas quando a empresa tem a intenção de tornar o ativo de tratamento de efluentes uma fonte de recursos financeiros, nestas duas opções o fornecedor de serviços adquire os sistemas de tratamento já existentes ou em construção, ficando responsável pela operação e manutenção. A diferença também se dá ao final do contrato com a planta sendo transferida ao cliente (AOT) ou permanecendo sob posse da empresa prestadora do serviço (AOO).
Leia mais
O&M
Já no O&M o fornecedor presta o serviço de operação e manutenção em um sistema de tratamento já existente, não sendo responsável pela construção da planta. Nesse caso, o foco é gerar melhorias operacionais e ganhos de produtividade, permitindo ao cliente focar em sua atividade principal.
Por que investir na modalidade OnSite para o tratamento de efluentes das indústrias farmacêuticas?
São inúmeras as vantagens que as indústrias farmacêuticas obtêm ao optar pela modalidade de tratamento de efluente OnSite, como:
- Transformar ativos fora do core business em outra fonte de renda;
- Reduzir o custo para fornecimento de água com as possibilidades de reúso;
- Concentração de recursos humanos e financeiros na atividade principal;
- Proteção contra riscos operacionais com a transferência para parceiros terceirizados;
- Segurança, já que o tratamento é realizado por profissionais especializados e atualizados.
No entanto, a escolha de um parceiro adequado é determinante para que o tratamento ocorra dentro dos padrões e a empresa tenha todas essas vantagens.
Com mais de 30 anos de experiência em projetos ambientais, o Grupo Opersan atua com foco na gestão de águas e efluentes para o mercado corporativo oferecendo soluções integradas, eficientes e economicamente vantajosas através de modelos de negócios OnSite, que incluem desde a elaboração de projetos, até a construção e operação de sistemas de tratamento de águas e efluentes nas unidades de nossos clientes.
Entre em contato com nossa equipe e conheça a modalidade ideal para as necessidades do seu negócio.