Tratamento de efluentes em shopping centers: quando e porque adotar a modalidade OnSite?

Tratamento de Efluentes Tratamento OnSite

12 de Dezembro de 2024

À medida que cresce a preocupação com a preservação ambiental e a conservação dos recursos naturais, a gestão de águas e efluentes tornou-se uma exigência legal para todas as indústrias e empreendimentos com potencial poluidor, o que também engloba os shoppings centers.

Isso acontece porque, embora esses negócios não realizem processos produtivos convencionais, eles também têm uma geração elevada de resíduos líquidos, muito em função do grande fluxo de pessoas que frequentam suas instalações diariamente. 

Em números mais exatos, a alta circulação de pessoas, que segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), é de aproximadamente 443 milhões de visitantes por mês, resulta em um elevado consumo de recursos hídricos, o que tende a elevar a geração de esgoto, conhecidos também como efluentes ⎯ resíduos que exigem uma gestão eficiente para evitar que se tornem passivos ambientais.

Uma alternativa viável para contornar o cenário e garantir uma destinação adequada é a implementação de sistemas de tratamento de efluentes in loco, que são desenvolvidos a partir da modalidade de tratamento de efluentes OnSite. Essa é uma alternativa que não só facilita a gestão dos efluentes, como também promove a economia através do reúso de água e ainda evita a poluição dos canais aquáticos e os consequentes danos à natureza e à saúde pública.

Tratamento de Efluentes OnSite: a modalidade mais indicada para shoppings centers

Na modalidade OnSite o tratamento é realizado dentro do próprio empreendimento, o que facilita o processo e traz diversas vantagens aos shoppings, principalmente por possibilitar o reúso de água e o máximo aproveitamento dos recursos. Além disso, para manter o seu bom funcionamento, a estação passa a ser operada por uma empresa técnica especializada, que assume os riscos, responsabilidades e necessidades do sistema, garantindo que tudo funcione exatamente como deveria, de maneira funcional e eficaz.

Essa é uma opção que se divide em tipos de negócios para atender objetivos distintos, como:

  • Build, Operate & Transfer (BOT)

O modelo Build, Operate & Transfer (BOT), envolve o projeto, construção, implantação e operação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) por um parceiro especializado. Esse parceiro utiliza capital próprio para desenvolver a solução técnica mais adequada à realidade do shopping, assumindo todos os riscos e responsabilidades, incluindo mão de obra, insumos, substituição de equipamentos, gerenciamento, controle de licenças ambientais, descarte de efluentes e fornecimento de água. Ao final do contrato, a operação da ETE é transferida para o shopping.

  • Build, Operate & Own (BOO)

Semelhante ao BOT, o modelo BOO – "Build, Operate & Own" – envolve a construção e operação do sistema de tratamento, mas com a diferença de que o ativo permanece com o prestador de serviços após o término do contrato. Essa modalidade é vantajosa, especialmente durante os períodos de manutenção, pois o prestador continua responsável pelo funcionamento e pelas manutenções necessárias.

  • Operate & Maintain (O&M)

A modalidade O&M, que significa "Operação & Manutenção", é uma opção para melhorar a eficiência e produtividade dos sistemas de tratamento já existentes. Nessa modalidade, a operação, manutenção e monitoramento dos sistemas são transferidos para um parceiro especializado. Os contratos são adaptáveis e podem incluir serviços específicos, como fornecimento de produtos químicos, destinação de resíduos, substituição de equipamentos, controle ambiental de licenças e estruturas para o reúso de água.

  • Engineering, Procurement & Construction (EPC)

Por fim, o modelo EPC, "Engineering, Procurement & Construction", é conhecido como uma solução turn key, onde o prestador de serviços realiza a instalação completa do sistema de tratamento. Após a entrega e comprovação da eficiência operacional, a empresa assume a operação, podendo manter essa atividade internamente ou contratar um serviço O&M.

Nova call to action


Por que investir na modalidade OnSite para o tratamento de efluentes de shopping centers?

As possibilidades atreladas ao tratamento de efluentes para shopping centers são variadas, mas ainda assim é necessário entender porque a modalidade OnSite é a opção ideal para sua unidade.

Na prática, essa alternativa se torna a melhor saída para empreendimentos que buscam:

   1. Implementar o reúso de água e reduzir custos operacionais

A necessidade de reduzir o consumo de água potável para fins menos nobres e implementar sistemas de reúso torna a modalidade OnSite uma escolha estratégica. 

Uma das grandes vantagens desse tipo de tratamento é a capacidade de produzir água de reúso de alta qualidade, minimizando o consumo de água potável e controlando perdas e desperdícios. Dessa maneira, a água tratada pode ser reutilizada para jardinagem, sistemas de incêndio e outras aplicações. 

   2. Aumentar a vazão de efluentes

Com o aumento da demanda e produção, cresce também a geração de resíduos. Nesses casos, enviar todo o volume de efluentes para unidades terceirizadas pode ser menos vantajoso. Ter uma estação própria permite à empresa dividir a demanda e tratar parte dos resíduos internamente, economizando com transporte e melhorando a eficiência operacional.

   3. Eliminar as dificuldades logísticas na destinação de efluentes

O tratamento externo implica no envio de resíduos até as unidades terceirizadas, gerando custos elevados com transporte, especialmente quando o volume de resíduos é grande e a distância entre a empresa e a unidade terceirizada é significativa. Construir uma ETE interna ajuda a reduzir esses custos, permitindo uma gestão mais eficiente e econômica dos efluentes.

Fora isso, a geração de efluentes líquidos industriais e/ou sanitários também é um influenciador ao optar pela modalidade OnSite, pois a natureza dos efluentes pode variar significativamente em termos de volume e composição, o que pode tornar o tratamento externo mais complexo e caro. Quando se opta por uma estação de tratamento interna, a gestão dos efluentes é mais adaptada às características específicas dos resíduos gerados pelo shopping center, garantindo um tratamento mais eficiente e personalizado.

Em suma, o tratamento de efluentes OnSite em shoppings centers garante diversos benefícios, incluindo o reúso de água de alta qualidade, que promove a sustentabilidade ambiental e mitiga os impactos da crise hídrica. Consequentemente, essa prática reduz o consumo de água potável, contribuindo para a preservação ambiental e gerando economia financeira significativa ao diminuir a dependência das concessionárias de abastecimento.

Outro benefício importante é que o tratamento OnSite permite que as equipes administrativas concentrem seus esforços no core business, aumentando a eficiência operacional e a produtividade ao evitar gastos com atividades fora das especialidades da empresa. 

Além disso, quando há a parceria com especialistas em tratamento de efluentes, há também a garantia de conformidade com as normas ambientais, já que os riscos operacionais são transferidos para a empresa parceira que está apta para operar a estação de maneira adequada, evitando problemas decorrentes da corresponsabilidade ambiental, como sanções, multas ou suspensão das atividades.

New call-to-action

Conte com quem entende do assunto para elevar a gestão de efluentes em shoppings centers

Com mais de 35 anos de atuação em projetos ambientais, o Grupo Opersan se destaca pela expertise comprovada no atendimento a shoppings centers e demais segmentos geradores de efluentes, desenvolvendo projetos customizados e eficientes para a gestão de águas e efluentes. 

Para isso, oferecemos soluções integradas e economicamente vantajosas através de modelos de negócios OnSite, incluindo BOT, BOO, O&M e EPC, como citados acima. 

Ao contar com a expertise do Grupo Opersan, sua unidade tem a chance de alcançar uma gestão de efluentes de fato eficiente, sustentável e econômica. 

Para saber mais sobre como podemos ajudar a elevar a gestão de efluentes em seu empreendimento fale com nossos especialistas.

Tratamento de águas e efluentes onsite para shopping centers

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca