Preservação ambiental e crescimento econômico são ações que, há anos atrás não andariam juntas, mas com as recorrentes mudanças no planeta e os novos hábitos de compra por parte do consumidor, atualmente é implausível pensar neles como termos ambíguos.
Na busca por um modelo de desenvolvimento sustentável, fundamental nos dias de hoje, os empreendimentos têm incorporado metas ecologicamente corretas à sua cultura empresarial, o que passa diretamente por uma mudança comportamental eficiente através de um Sistema de Gestão Ambiental.
O SGA, como também é referido, consiste em um conjunto de todas as estratégias, ações e precauções tomadas pela organização que visam minimizar o impacto de suas atividades na natureza e também melhorar a relação entre a própria empresa e os demais agentes da sociedade.
Quais os benefícios de adotar um Sistema de Gestão Ambiental?
A adoção do SGA pode beneficiar amplamente uma organização e há diversos motivos para tal. Os principais são:
Relevância no mercado: a preocupação com uma relação cada vez mais sustentável entre empresas e o meio ambiente tem sido, há anos, constante tema de congresso, convenções, debates e acordos. Os consumidores, também estão cada vez mais exigentes com fornecedores que comprovem seus esforços na minimização dos impactos ambientais.
Redução de custos: outro ponto importante sobre o porquê implementar um bom SGA é que, geralmente, isso diminui os custos de produção. Muitos itens do sistema visam reduzir os desperdícios de recursos naturais que incidem nas contas da empresa, como a economia circular.
Redução de impactos ambientais: complementar a minimização de custos, a natureza também é beneficiada com a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente. Isso porque, além de diminuir desperdícios de recursos, algumas estratégias de reúso também podem ser adotadas. Por exemplo, o próprio efluente gerado nos processos produtivos podem se transformar em água própria para fins menos nobres.
Leia mais
- Diretrizes e benefícios do reúso de água para o setor industrial
- 6 motivos para empresas optarem pelo reúso de água
Uma gestão ambiental adequada ainda pode ser considerada como exigência em fechamentos de muitos contratos, especialmente em situações envolvendo indústrias e prestadoras de serviços. Empresas que não tiverem o sistema implantado, podem perder credibilidade em negociações relevantes.
Como implementar um Sistema de Gestão Ambiental na sua empresa
A principal base de referência para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é a obtenção da ISO 14001, instituída pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta norma é internacionalmente aceita e estabelece uma metodologia sobre como colocar um SGA eficiente em operação, atribuindo um conjunto de orientações.
Mas não basta decidir pela implantação, tomar a norma como base e simplesmente implementá-la. Por estarem diretamente ligados à cultura corporativa, os Sistemas de Gestão Ambiental são investimentos que demandam muita paciência, persistência e rigidez em sua aplicação. Isso porque, mudar o modo como as pessoas estão acostumadas a trabalhar, requer um comprometimento profundo e uma sólida visão de longo prazo.
Uma das principais técnicas para implantação do SGA e obtenção da ISO 14001 é o chamado Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), que traduzido significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. É um processo contínuo formado por fases interdependentes e agregadoras para um desenvolvimento eficiente do Sistema de Gestão Ambiental. Confira quais são elas:
Planejar - O primeiro estágio é planejar literalmente o que precisa ser feito. Nessa fase, vale a empresa se questionar como será feita a implantação, quais os setores prioritários, quando serão feitos os treinamentos, entre outros pontos necessários para iniciar o plano de ação.
Fazer - Aqui a organização deverá executar o que precisa ser feito para que o SGA esteja plenamente implementado.
Checar - Em sequência, deve-se auditar a execução do SGA, verificando se o planejamento inicial funcionou. Com o acompanhamento constante, também será possível identificar partes problemáticas do processo atual e eliminá-las.
Agir- Caso tudo saia como foi planejado atingindo os objetivos originais, deve-se prosseguir e aplicar o plano à organização como um todo, tornando o SGA como uma nova linha de base padrão.
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental contribui diretamente para fortalecer o conceito de sustentabilidade, onde as empresas passam a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa. Ter um sistema como esse e a norma ISO 14001 em vigência é a marca comprovada da ética empresarial frente à sociedade e ao meio ambiente.